ZTOP

Hands-on: View Flip Cover para Zenfone 3

Mais do que uma simples capa de proteção, a Flip Cover da Asus libera recursos que melhoram a experiência de uso do smartphone.

Para mim, as capinhas de celulares são os tapetinhos de carro da computação móvel: É aquele primeiro acessório que a gente pensa em ter (ou até ganha quando chora um desconto) logo após adquirirmos aquele objeto de desejo, que normalmente nos custou uma boa quantidade daquele vil metal, seja à vista ou em eternas prestações.

Sob esse ponto de vista, eles não deixam de ser uma preservação de investimento no sentido mais exato da palavra. 🙂

Assim, não é de se surpreender que as capas costumem chegar praticamente junto (ou até antes) do lançamento de um novo modelo, o que foi o caso da Asus que anunciou a chegada deste acessório junto com sua nova linha de smartphones Zenfone 3, sendo que tivemos a oportunidade e experimentar em cores e ao vivo aqui na Zumo-caverna: a nova View Flip Cover da Asus modelo ZE552KL:

asus_flipcover3_box

Como é comum na linha de acessórios da Asus, sua apresentação é muito boa e mostra todo o esforço da empresa de se posicionar como uma marca premium, no mesmo nível de concorrentes como Logitech, Samsung e até mesmo Sony:

asus_flipcover3_unbox

O efeito colateral disso é que seus preços sugeridos não costumam ser os mais em conta do mercado — neste caso R$ 119 na lojinha da casa — o que até abre espaço para os produtos de terceiros. Mas neste caso vale a velha máxima de que você paga exatamente por aquilo que está levando (incluindo o que é de direito do nosso governo na forma de impostos).

Vale a pena observar que existe uma capa específica para cada modelo de Zenfone 3 e isso não fica muito claro na embalagem já que, ao invés de informar que tal capa é compatível com o Zenfone 3 com tela de 5,5″ na embalagem, no seu lugar existe apenas a referência/código do aparelho — no nosso caso ZE552KL (embaixo):

asus_flipcover3_modelo

Já na versão com tela de 5,2″ o código de identificação é ZE520KL e no Zenfone 3 Deluxe o código é ZS570KL. A boa notícia é  que a empresa cobra o mesmo preço por qualquer desses modelos que estão disponíveis por aqui nas cores preto, azul e dourado:

asus_flipcover3_cores

Um detalhe que chama a atenção deste modelo é que, ao contrário dos modelos para Zenfone 5/6/2,  sua capa frontal não está mais integrada à capa traseira do smartphone, ou seja, não é mais preciso remover a tampa traseira do Zenfone (que agora é fixa) bastando apenas encaixá-la na base do fundo da capa, como nos modelos “alternativos” da Nillkin. Observamos porém que o acabamento da Flip Cover original da Asus é bem superior ao desse concorrente.

asus_flipcover3_aberto

Um bom exemplo são as bordas da capa (e da sua abertura frontal), que no modelo da Asus possuem uma espécie de borda física de tom metalizado. Já no da Nillkin, as faces interna e externa da capa são prensadas ou coladas, de modo que o bom senso nos diz que o acabamento da Asus além de ser mais bonito tende a ser mais resistente ao uso, mas só o tempo pode dizer isso.

asus_flipcover3_comparado_leg1

A View Flip Cover da Asus é feita de policarbonato com acabamento de poliuretano texturizado, o que faz com que ela seja ao mesmo tempo agradável ao toque e não escorregadia, algo por sinal muito relevante no nosso caso já que — como já vimos no Quantum GO — o uso de uma segunda placa de vidro na parte de trás do Zenfone 3 faz com que ele deslize involuntariamente de qualquer superfície minimamente inclinada com um mínimo de força, incluindo a da gravidade.

asus_flipcover3_acabamento3

Já suas bordas protegem bem os cantos do smartphone…

asus_flipcover3_acabamento

… ao mesmo tempo que as aberturas laterais dão fácil acesso a todos os seus botões, portas, câmeras e interfaces de entrada e saída:

asus_flipcover3_encaixes

Outra sacada bem bacana desse acessório é que sua capa frontal não bloqueia o uso da câmera traseira ou do sensor biométrico mesmo quando é rebatida para trás. Isso de um certo modo é uma boa amostra da dedicação do grupo de design da Asus em se preocupar com os mínimos detalhes:

asus_flipcover3_camera

A propósito, essa grande abertura circular é de fato, o grande charme desse produto e que tem uma história bem interessante por trás dela.

Na época do lançamento do Zenfone 5 no Brasil, bati um longo papo com o Diretor de Estratégia de Design da Asus (e chapa deste ZTOP) Daniel Alenquer, que me disse que seu grupo não achava que o Zenfone 5 precisasse de capa já que, como a tela era protegida com uma camada de vidro Gorilla Glass, colocar uma capa para proteger uma superfície que não precisa de proteção parecia ser um oxímoro.

Mesmo assim eles se renderam ao desejo do consumidor em ter uma capa para o Zenfone e iniciaram o seu desenvolvimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Só que durante esse processo de criação surgiu a idéia do consumidor puder interagir com a tela do Zenfone mesmo coberta com a capa por meio de um buraco, o que poderia até funcionar já que a tela não risca mesmo. Foi dai que nasceu a View Flip Cover da Asus:

asus_flipcover3_visor1

Sua tela principal ela apresenta algumas informações essenciais como a data, hora e condições do tempo local, alertas diversos e até estado da bateria na forma do semi-círculo verde na borda do mesmo, cuja abertura cinza aumenta a medida que sua carga de energia é consumida.

asus_flipcover3_visor_padrao1

O interessante é que ao tocarmos na lateral dessa tela, surge um disco de seleção que dá acesso as outras opções de visualização na tela…

asus_flipcover3_visor_padrao2

… como detalhes da previsão do tempo, calendário…

asus_flipcover3_visores1

… lanterna, controle do player de música (selecionável pelo usuário) e um menu de opções rápidas:

asus_flipcover3_visores2

Fora isso, a tela apresenta outros tipo de alertas de tela cheia como a chegada de uma ligação de voz (com opção de atender com a capa fechada) ou o estado de recarga da bateria:

asus_flipcover3_visor_bateria

A configuração e gerenciamento é feito na opção Capa Asus presente no menu de Configurar do Zenfone 3:

asus_flipcover3_app_capa1

Uma novidade desse recurso é que — como nos ZenWatch — agora também é possível mudar o visual da tela inicial por uma versão digital ou analógica, sendo que diversos layouts estão disponíveis para pronto uso…

asus_flipcover3_app_capa2

… permitindo assim customizar a sua janela com um visual para chamar de seu:

asus_flipcover3_visor_padrao3

No geral — apesar do preço — gostamos muito da View Flip Cover para Zenfone 3 e dos seus novos recursos, apesar de que sentimos a falta da legendária Bola Mística da Asus, que era uma misteriosa aplicação (que aparecia e desaparecia dos firmwares) do Zenfone 5, 6 e 2 (?) e não deu o ar da graça no Zenfone 3 (boo!)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ela com certeza foi inspirada no clássico brinquedo Magic 8 Ball

Magic-8-ball

…onde o usuário fazia — ou pelo menos “mentalizava” — uma pergunta (como dúvidas no amor, carreira profissional ou fase no videogame) para a Bola Mística e pressionava a tela (ou chacoalhava o smartphone) para invocar seus poderosos algoritmos divinatórios (ou uma função RND da vida) e, em segundos, surgia a resposta na janelinh(err…) na bola:

É… Quem disse que a Asus não tem senso de humor? 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Diogo Nóbrega

    Queria muito uma capinha dessas pro meu Zenfone 3, porém além do preço estar muito alto, o frete proibitivo aqui pro nordeste (cerca de 30 reais) me impede de realizar tal investimento…

    Provavelmente vou comprar uma dessas da Nillkin, mesmo…

    • Fernando Sampaio

      O que está achando do Zen3 ?

      • Mario Nagano

        So far so good. Para mim é a evolução natural para os usuários de Zenfone.

        Existem sim melhorias — em especial no seu visual e na câmera — mas isso não significa que os modelos do ano passado estão obsoletos ao ponto de se tornarem obsoletos.

        O que quero dizer é que se o seu atual Zenfone te atende e você está feliz com ele, não é preciso ter pressa para comprar o novo.

        Agora o que odiei de paixão no ZF3 foi a sua gavetinha para os cartões SIM/Micro SD que segue uma nova tendência no mercado onde o usuário tem que optar entre usar dois cartões SIM…

        http://i1.wp.com/www.ztop.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Quantum_fly_dual_sim_2.jpg?resize=768%2C671

        … ou um SIM + Micro SD:

        http://i2.wp.com/www.ztop.com.br/wp-content/uploads/2016/09/Quantum_fly_dual_sim_3.jpg

        Os marketeiros podem até alegar que existem poucos usuários que utilizam dois SIM + Micro SD mas fato é que a propaganda diz que seus aparelhos oferecem tal recurso, só que não é bem assim na realidade.

        Já ouvi um papo no mercado de que essa idéia de jerico veio da Qualcomm que força essa solução nas suas plataformas de referência que são fornecidas para os fabricantes.

        O curioso é que a Asus adora descer a lenha da Motorola, mas o novo Moto Z não tem esse problema já que sua gavetinha tem “duas camadas” — a de baixo abriga dois Nano SIM e a de cima um micro SD ou seja, jeito tem de colocar tudo no mesmo slot.

    • Mario Nagano

      Pela minha experiência de uso, se fosse optar/recomendar uma capa de terceiro ela seria da Nillkin que é um produto bom e resistente (dentro do que podemo chamar de uso normal, é claro) e já pode ser encontrada no ML na faixa de R$ 70~90, mas pode ser que esse preço caia a medida que a oferta aumente.

      Mas como falamos no post, o acabamento da Asus é de fato bem superior, mas ai entra a velha máxima de que você paga exatamente por aquilo que está levando.

      Ainda em tempo, a clássica capinha genérica de TPU já pode ser encontrada no varejo na faixa de R$ 8~10 até em sites como o Submarino.com:

      http://www.submarino.com.br/produto/17761671/capa-para-asus-zenfone-3-em-silicone-tpu-fume-mm-case?WT.srch=1&condition=NEW&cor=Fum%C3%AA&epar=bp_pl_00_go_g35212&gclid=Cj0KEQiAvNrBBRDe3IOwzLn6_O4BEiQAmbK-DlP1ScsfnxtBRgV1KheRftPHC_i1xhC0re15s4jIykEaAoev8P8HAQ&opn=XMLGOOGLE&sellerId=15227233000107

      • Adriano De Lima

        Eu comprei uma capa de “prástico” transparente bem simples que já resolveu a questão da lisura do aparelho que escorrega até com um sopro na mesa.
        Comprei a capinha um dia antes do aparelho chegar.
        Os chineses estão cada vez mais rápidos.
        Paguei R$12.

  • Don Ramón

    Essa “borda real” não pode riscar a tela do aparelho (mesmo sendo um Gorilla Glass)?!

    • Mario Nagano

      Acredito q não porque o bom senso nos diz que a Asus não seria tão ingênua ao ponto de lançar um produto com sua marca capaz de danificar seu próprio smartfone.

      Isso faz mal para os negócios.

      Pelo que pudemos conferir, essa borda parece ser de metal mas é policarbonato.

      • Don Ramón

        Confere… e faz sentido… kkkk
        Em todo caso, essa flip cover é um acessório muito interessante.

  • Idéia bem implementada.
    Tem dessas pro Note 5?

    • Mario Nagano

      Acho q a LG tem algo parecido para sua Série G

    • Don Ramón

      Tem, sim. Dá uma olhada no site da Samsung, em produtos > celulares e talbets > acessórios.

  • Ricardo Carlos

    Fui em configuração / ASUS Cover e configurei tudo, mas a tela segue a mesma, nada foi alterado para a utilização do Zip Cover. O que estou fazendo de errado?
    Tudo bem que o Zip Cover que comprei na loja da asus ainda não chegou, teria algo haver? Ou seja, a capa quando “instalada” é reconhecida pelo zenfone
    ?

  • Jm

    Isso eu já tinha no meu LG G3. Dava pra acessar vários aplicativos, etc e tal. Bem legal. Mas no fundo no fundo a gente só usa pra ver a hora mesmo… 🙂

  • Gabriel Fx

    Da pra usar o celular dobrando a capa da frente pra trás numa boa? Não curto flip cover mas estou pensando nessa por trazer uma proteção extra pra um celular frágil

    • Mario Nagano

      Sim, dá até pra bater foto com a capa rebatida.

      • Adriano De Lima

        A impressão que eu tenho é que parte do flash vai refratar na borda da capa, mas pra ter certeza, só o nosso amigo pra confirmar.

        • Mario Nagano

          Sim a lâmpada do LED fica bem perto da borda, mas nada que uma mexidinha na capa não resolva,

          • Adriano De Lima

            É bonita, mas vou continuar na capinha de “prástico” simples. Kkkkkkk

      • Gabriel Fx

        Que show, por ser um aparelho frágil vou encomendar a minha já. Antes de chegar o celular KKk
        Não curto capas flips, porém essa senti que tem uma boa versatilidade e ainda me agrada no quesito de funções. Obrigado pela dica o/

  • João Veloso

    Olá, gostaria de saber se a Flip Cover é magnética com a tela do aparelho.

  • Marcos Paulo

    Esse flip cover tbm protege contra eventuais quedas?

    • Mario Nagano

      Na medida do possível sim, mas desde que o impacto não atinja as partes desprotegidas do smartphone como a câmera, laterais e é claro a tela se a capa estiver virada do contrário.