ZTOP

Hands on: TVBox Jet Black 1680ex

Para aqueles que gostam de assistir TV convencional no seu monitor de PC, uma alternativa é o TVBox Jet Black 1680ex — um sintonizador externo com saída SVGA cuja grande sacada é sua capacidade de fazer upscaling do sinal de vídeo analógico (que mal chega a 480p) para resoluções de até 1.680 x 1.050 pixels a 60 Hz.

Ao contrário das placas de TV e receptores com porta USB, o produto é um módulo independente de modo que não consome recursos do computador, o que pode ser uma mão na roda para usuários de sistemas mais modestos. Em contrapartida ele não é capaz de capturar nem gravar sinais de vídeo.

Dono de um visual que lembra muito um modem de TV a cabo ou set-top box, o TVBox é um dispositivo relativamente compacto o que facilita em muito o seu transporte. Para ajudar na economia de espaço, uma pequena base permite montar o aparelho em pé:

Na parte de trás podemos ver que o dispositivo possui um conjunto bastante completo de entradas e saídas para áudio e vídeo. É interessante notar que além da entrada de antena, o TVBox também dispõe de uma entrada de vídeo analógico padrão S-Video o que permite conectar outros equipamentos de A/V como DVD players, videogames, filmadoras etc. Já acompanham o produto diversos adaptadores para conectar cabos de vídeo analógico, SVideo e vídeo componente.


Apesar de simples, seu controle remoto até que tem um bom tamanho o que torna a sua pegada e seu uso bem mais confortável.

A iconografia dos seus botões tenta ser o mais intuitivo possível, apesar de que uma boa lida no manual ajuda a tirar todo proveito desse acessório:

Aproveitei a oportunidade para dar uma olhada no seu circuito interno e ele me pareceu bem construído sem soldas estranhas ou “gatos” (pequenos fios conectando dois pontos da placa).

Interessante notar que o dispositivo possui um pequeno alto-falante embutido de 0,5 watts que, apesar de não ser muito potente, é um bom quebra-galho principalmente se levarmos em consideração que boa parte dos monitores de PC não costumam vir com falantes embutidos.

Por não depender fo PC para funcionar, seu processo de instalação é bastante simples: Basta ligar o fio da antena/TV a cabo (ou sua fonte de vídeo favorita) e o adaptador de rede elétrica no TVBox e o monitor na sua saída SVGA. Um esquema mais detalhado pode ser visto abaixo:


Feito isso basta ligar o aparelho que a imagem já pode ser vista no monitor. Alguns comandos básicos como liga/desliga, controle de volume e seleção de canal também estão disponíveis no topo do dispositivo.

Como era de se esperar, a qualidade da imagem depende muito da qualidade do sinal de vídeo que vem do reprodutor de vídeo ou antena da TV. Isso pode ser sentido com mais clareza no modo “TV Wall” onde podemos ver o que está passando em 9 ou 12 canais ao mesmo tempo:

Seu menu de configuração — disponível em português — dá acesso aos principais recursos do receptor como o ajuste de imagem, configuração de canais, timer e outras configurações do sistema.

Para obter  o máximo em termos de qualidade de imagem, o TVBox pode ser ajustado para trabalhar com a resolução nativa do monitor ligado ao mesmo tanto no padrão de formato 4:3 ou 16:9. Os modos disponíveis pelo dispositivo são SVGA (800 x 600 pixels), XGA (1.024 x 768 pixels), SXGA (1.280 x 1.024 pixels), WXGA (1.440 x 900 pixels) e WXGA+ (1.680 x 1.050 pixels) a 60/75 Hz.

O sistema também oferece suporte para PIP com exeção para o modo WXGA+.

Vale a pena observar que o fabricante também oferece o modelo 1920ex que oferece suporte para Full HD (1.920 x 1.080 pixels e 1.920 x 1.200 pixels).

Uma coisa que me chamou a atenção é que o TVBox também oferece alguns recursos no mínimo curiosos como um calendário na tela, calculadora e até um joguinho estilo Sokoban.

No geral, o TVBox entrega o que promete, ou seja, permite assistir TV no monitor do computador mesmo sem ligar o PC. Mas em tempos de TV digital e vídeo em alta resolução me parece que esse recurso não cativa tanto o atenção do usuário como já chamou no passado. E mesmo que ele não grave sinais de vídeo ele pode ser particularmente interessante para aqueles que gostariam, por exemplo ligar seus consoles de jogos em seus monitores LCD. E pelo preço sugerido de R$ 219 ele sai bem mais em conta que, por exemplo adquirir um monitor com TV integrada como os modelos da Samsung ou mesmo os M228WA, M198WA da LG (cujo sintonizador é opcional).

http://www.lge.com/br/informatica/monitor/LG-monitores-lcd-widescreen-M228WA.jsp

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pedro

    Bem que eu gostaria de encontrar um equipamento desse mas que também fosse capaz de gravar vídeos e que tivesse boa qualidade.

  • dflopes

    e está barato.

    As VGA Box, que são especificas para um aparelho, passam de 300,00!!!

    Mas todo monitor novo vem com DVI, e os novos equipamentos já tem HDMI *receptor TV digital, DVD, PS3), então, basta comprar um caboi HDMI => DVI e fazer a festa…

  • Pingback: uberVU - social comments()

  • Se der uma procurada encontra até mais barato. É uma boa opção, funciona perfeito!

  • bom seria se pudesse gravar vídeos
    mas que tá barato tá!

  • a minha ta funcionando muito bem ja tem 1 ano de uso