ZTOP

Hands-on: Thinkpad T430u Ultrabook

Ultrabook corporativo da Lenovo também pode ser considerado o primeiro realmente feito para ralar no trampo e não para impressionar as garotas e os amigos nerds.

Com menos de 2 cm de espessura e 1,8 kg de peso, o ThinkPad T43u (“u” de ultrabook) é um modelo “mainstream” voltado para desempenho e produtividade e equipado com uma tela de 14″.

Dentre todos os modelos apresentados, este era o único a não estar funcionando no stand (mockup?). Isso foi confirmado por um engenheiro da fabricante, que disse que,como esse produto é muito novo, eles possuem apenas dois modelos totalmente funcionais que está sendo usado em demos para os clientes. Nosso colega e chapa Rafael Rigues tem uma segunda teoria: que como esse modelo pode vir equipado com o novo processador Ivy Bridge “Ultra” pode ser que ele não possa ser “ligado”, já que esse chip ainda não foi oficialmente lançado.

No geral o T430u lembra muito o Thinkpad X1, porém numa versão mais simples. Por exemplo, sua tela vem com o tradicional acabamento anti-reflexivo ao contrário do X1 que vem com o resistente (e altamente reflexivo) Gorilla Glass.

Na lateral esquerda, podemos ver a saida de som/microfone externo, duas portas USB 3.0, rede e a entrada de força padrão de 20 volts, o mesmo usado nos Thinkpads há mais de cinco anos.

… do outro lado temos apenas um slot para cartão de memória SD.

Na parte de trás vemos um slot para SIM card (chip de telefone) e uma saída HDMI.

Mais à esquerda fica uma segunda porta de vídeo analógica que pode ser ligado num monitor com porta SVGA de 15 pinos por meio de um adaptador.

Acima do teclado apenas um botão de liga e indicador de acesso ao HD (yaaaay!)…

E um sensor biométrico localizado no canto inferior direito ao lado do teclado.

Para mim, a grande surpresa é que o T430u (acima) não é mais fino que o ThinkPad X1 Hybrid (embaixo). De fato ele até parece mais alto, já que não possui a “frente rebaixada” do X1.

Com  previsão de chegar ao mercado em agosto de 2012, com o preço sugerido de ~ US$ 849 nos EUA, para mim fica claro que o T430u assume a função de ser um ultrabook “trabalhador” deixando para o X1 o papel de encantar os usuários corporativos. O que, ao meu ver não é má idéia, diga-se de passagem.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.