ZTOP

Hands-on: Microsoft Office Live Workspace

Tela inicial do Office Live Workspace

A Microsoft anunciou ontem que o Office Live Workspace Beta, sistema online para compartilhar documentos, está liberado para uso – desde dezembro, estava em fase de testes fechados. O software ainda está em inglês e deve ganhar tradução para outros idiomas ainda este ano.

Resolvi fazer um teste rápido para entender qual é a do Office Live Workspace. A primeira constatação é que não é o “Google Docs” da Microsoft.

É uma plataforma para compartilhar documentos e, como o nome diz, criar espaços de trabalho. O sistema permite fazer o upload de arquivos diversos que podem ser visualizados na plataforma online por mais de um usuário.

Dá para compartilhar os documentos (envio de e-mail, não necessariamente para cadastrados no Windows Live ID – cadê o Open ID, Microsoft?) e telas (para isso, é preciso instalar o Microsoft Shared View beta).

Boa notí­cia: funcionou perfeitamente no Mozilla Firefox.

Arquivo de texto importado para o Live Workspace: só para leitura


Para editar qualquer documento é preciso baixar o arquivo para seu desktop e abrir no programa certo – ou criar um novo documento de texto usando o editor de notas presente no sistema. Fiz o upload de arquivos XLS, DOC, TXT, RTF e PDF – aparentemente não existem restrições aos formatos utilizados (o PDF não abriu, por sinal).

Após instalar um plug-in, o Office 2007 se integra ao Live Workspace

Em toda sua interface, aparecem alertas de integração com o Office 2007. Teoricamente, a partir do Word, Excel e PowerPoint é possí­vel salvar documentos diretamente no Workspace, graças a um plug-in. Na prática, em três tentativas… não funcionou com o Word nem no Excel.

Editor de textos? O Live Workspace permite criar notas em formato textoToda vez que se conectava ao Live Workspace, o Word ou o Excel pediam para “Salvar como” o documento em alguma pasta do computador. Mesmo para abrir um documento o sistema se confundiu e foi direto í  minha pasta de documentos. Pode ser culpa do meu Office 2007 estar em português e o Live Workspace, em inglês. O Office no desktop reconheceu meu nome de usuário, porém não conseguiu gravar automaticamente o documento. Também não funcionou para abrir documentos compartilhados.

O software ainda é beta, como diz seu nome, e pode evoluir muito ainda. Serve como um salva-vidas para quem precisa abrir documentos em formatos Office 2007 que não foram salvos em versão de compatibilidade com os pacotes Office anteriores (para quem não sabe, tem um plug-in para Office 2003 que faz isso, por sinal).

É um produto voltado mais para grupos de usuários – como estudantes ou pequenas empresasArquivo em XLSX (Office 2007) aberto no Live Workspace – do que para usuários individuais. Não vejo o Live Workspace como um forte concorrente do Google Docs pelo simples fato de, mesmo com uma forte mensagem voltada ao compartilhamento, o Live Workspace ainda precisa de mais recursos de criação e edição de documentos – afinal, o Google Docs permite criar textos, planilhas e apresentações.

Em uma comparação rápida, o Live Workspace também precisaria de mais alguns recursos de escritório, como os oferecidos pelos brasileiros da Aprex, que têm uma solução mais formatada (e pronta para uso) para pequenas empresas, por exemplo – como integração maior com e-mail (mas isso é outra história).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Hmmm…hoje aqui na empresa usamos o Google Apps, quem vem com:

    – Pagina Inicial
    – Gmail
    – Google Docs
    – Agenda
    – Gtalk

    Mas o que realmente falta no google que a gente aqui sentimos falta, eu um tipo de compartilhamento de arquivos, tipo PDF, arquivos executaveis, algo como um disco virtual mas com integração com o Google Docs e Gmail…ai sim ficaria show, qualquer lugar o pessoal poderia fazer o envio por email de determinados arquivos que estão no disco virtual para clientes e fornecedores….

  • Claudinei Costa

    Olá.

    Muito interessante a matéria.

    O único problema é que os acentos da matéria não está aparecendo.

    Estou usando Firefox 3.0.10, no Windows XP.

    Parabéns.