ZTOP

Hands-on: Huawei E5 (3G com roteador Wi-Fi)

O Huawei E5 poderia ser um “modem design sabonete” qualquer – um pouco maior que os modems 3G convencionais, claro – se não tivesse superpoderes: ele também é um roteador Wi-Fi para até cinco dispositivos simultâneos.

Diferente dos modems 3G comuns, o E5 não precisa estar conectado ao notebook para funcionar (embora tenha uma conexão USB para uso nesse modo, e como leitor de cartões microSD também).

Basta um clique em três botões: liga o aparelho, conecta no 3G (mostra o “globo” na telinha), liga o Wi-Fi (note que aparece o número de usuários pendurados na rede abaixo do “wi-fi” na tela também). O SSID e a senha estão na parte de trás do aparelho, e pronto. Acabou, está pronto para funcionar, sem nenhuma complicação.

Conectei o notebook num instante (não medi velocidade porque não estava na condição ideal – e nem era minha linha em uso, né), mas pareceu bem estável numa rápida impressão. Diz a Huawei que a bateria aguenta até 3 horas de uso.

Na parte técnica, o E5 é um dispositivo WCDMA tri-band (850/1900/2100 MHz), quad-band GSM (850/1800/1900/2100 MHz), HSUPA (velocidade de 5,76 Mbps para upload) e HSDPA (até 7,2 Mbps para download). Funciona com Windows e Mac OS – só não sabemos o preço do E5 ainda, mas ele aparece logo mais na Vivo. (sim, o SIM card usado na demo era do executivo da Huawei… que tem conta na Tim!).

Mais fotos do E5 (uma das imagens mostra o E5 ao lado do novo modem E192, que tem receptor de TV Full Seg integrado).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Hands-on: Huawei E5 (3G com roteador Wi-Fi) -- Topsy.com()

  • Caramba !!
    Esse surpreendeu geral, e eu que penso sempre ter visto a última maior novidade de todas, rsrsr !!

  • Jose_Claudio

    Beleza. Eu queria um modem desses desde que eu vi os primeiros Mi-Fi lançados nos EUA, ano passado…Quando será que chega no Brasil?…

  • Eduardo Henrique

    E a foto da parte de trás para entendermos como é o esquema do SSID e a senha?

    Ficou a dúvida se é uma tela ou se é um adesivo com as informações que não podem ser modificadas…

  • Danilo

    Achei muito legal, mas queria saber quanto dura a bateria dele.

    • Cesar Cardoso

      A Huawei fala em 4 horas: http://www.huaweidevice.com/worldwide/productFeat

      "(1) Device powered only by battery and WIFI function enabled with data transmission, the device can work for 4h. (2) Device powered only by battery and WIFI function enabled without any data transmission, the device can work for 15h.. (3) Device powered only by battery and WIFI disabled, the standby time is over 100h "

  • Ricardo Cubas

    Será que existe a possibilidade dele ficar ligado na tomada o tempo todo?

  • Eduardo Henrique

    Só um complemento… a SSID e a senha da rede podem ser alteradas no painel de configuração do modem que é acessado via navegador.

    • henriquem

      tks pelo complemento!

  • dflopes

    que legal.

    como meu netbook não tem bluetooth (para usar o celular como modem se cabo USB), era realmente incomodo deixar aquele apendice pendurado.

    Aproveitando a noticia. Além dos androids, tem outro aparelho que tenha hotspot wifi? Tem que ser oficial (baixavel, instalavel ou já embutido). E Jailbreak não vale.

    • henriquem

      mmm, so os androids mesmo…

    • Braz

      Symbian também, através de um aplicativo chamado JoikuSpot que você encontra na loja de aplicativos da Nokia a OVI Store, já usei, é estável. Alinhado com a otima autonomia da Nokia se torna uma maravilha.
      O JoikuSpot está disponivel para: Symbian, Maemo e Windows Mobile.

  • Já tem dele na DealExtreme: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.44675
    Mas acho que é o modelo antigo, que usam leds ao invés do display. mas o funcionamento é o mesmo.
    ABraços

  • moscka

    E o preço?

  • que produtinho bacana! só falta as redes 3G das operadoras melhorarem!

  • Pingback: Modem Huawei E5 (3G com roteador Wi-Fi) – Techdig()