ZTOP

Handhelds em queda, Smartphones em alta

O mercado de handhelds está em queda, diz o IDC. Já são dez trimestres seguidos de redução da entrega dos fabricantes aos vendedores. Liderado pela Palm, esse mercado inclui ainda (em ordem de maiores vendas) HP, Dell, Mio e Acer. Recursos como Wi-Fi, Bluetooth e GPS mantém as vendas, mas cada vez mais os fabricantes mudar seus planos em busca de um novo mercado: o dos dispositivos de convergência, que vai substituir/matar os handhelds como eles são hoje.

Palm e HP já têm os seus telefones com GSM e Wi-Fi (aqui, o Treo 650, lá fora, o Treo 700 para a Palm, a HP estuda o lançamento de um fone GSM com Windows Mobile). A Benq-Siemens já tem o seu (o enorme P50), sei que a Motorola prepara para lançar o seu finí­ssimo Q (um modelo CDMA que roda Windows Mobile) em breve no Brasil. Tava quase me esquecendo do BlackBerry. E na quarta-feira a Nokia vai lançar sua nova linha corporativa em Foz do Iguaçu. Estarei lá a partir de amanhã e mando notí­cias assim que possí­vel.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

Próximo post:

Post anterior: