ZTOP

GSMA ratifica carregador universal para novos celulares

micro_usb

A GSMA (GSM Association) anunciou ontem uma iniciativa que propõe o estabelecimento e implementação de um padrão universal de carregador para novos telefones celulares. Além de usar o mesmo tipo de conector de energia (yay!), os aparelhos também precisam ser mais eficientes em termos de consumo de energia, permitindo economias de até 50% quando o mesmo estiver na tomada, mas não carregando o celular. Isso também viabilizaria a idéia de vender celulares sem carregador, como já faz a Nokia.

Entre as empresas que já se uniram a essa iniciativa estão o 3 Group, AT&T, KTF, LG, mobilkom austria, Motorola, Nokia, Orange, Qualcomm, Samsung, Sony Ericsson, Telecom Italia, Telefónica, Telenor, Telstra, T-Mobile e Vodafone. A mudança pode ser imediata ou implementada em torno de 2012.

O padrão de conector adotado será o MicroUSB (imagem acima). Não confundir com USB mini 2.0.

Segundo informações do UNEP, Gartner, European Commission Integrated Product Policy Pilot on Mobile Phones e da Universidade de Southern Queensland, algo como 1,2 bilhão de celulares foram vendidos em 2008, sendo que 50% ~ 80% deles estão substituindo aparelhos já existentes, o que representa algo como 51 mil ~82 mil toneladas de carregadores duplicados que chegaram às mãos dos consumidores (a cada ano) e que podem nem ser usados.

Fico imaginando se essa idéia não poderia ser adotada por outros segmentos de mercado como o de notebooks. Alguns fabricantes como a Lenovo já adotam carregadores padronizados na sua linha de portáteis, mas seria mais legal se fosse possível usar o mesmo num Dell ou HP e vice-versa o que pode salvar a apresentação de muito road warrior esquecido.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Victor

    Até que enfim 😀
    Acho que vale a pena uma nota, por mais óbvia que seja para muitos usuários: não quer dizer que todo celular atual que tenha uma porta micro usb carreguará sua bateria com um desses. Muitos aparelhos têm porta micro usb mas serve somente para transferência de dados. Uma dica viável para saber isso é se o seu celular carrega quando conectado via usb no PC, provavelmente carregará na tomada, mais rápido até. O problema é quando o aparelho carrega ao ser conectado no PC mas a porta do celular é serial, daí já é bagunça demais hehe

  • Walter Mercado

    Finalmente!

    Demoraram a ver o desperdício econômico e desconsideração ecológica que os diferentes adaptadores traziam.
    Podiam aproveitar para padronizar o cabo de dados nele também.