ZTOP

Google Developer Day 2007

O Google realizou hoje em 10 cidades em todo o mundo, incluindo São Paulo, o Google Developer Day, evento para aos desenvolvedores web visando mostrar como integrar os serviços do Google, alcançar novos usuários e construir uma “nova geração” de aplicativos Web usando as várias ferramentas e APIs fornecidas pela empresa.

São Paulo foi a única cidade da América Latina a receber o evento, com público local estimado em cerca de 400 pessoas que se reuniram no prédio da Câmara Americana do Comércio (AMCHAM) para um dia cheio de palestras sobre AJAX, AdWords, Google Maps, Google Earth, Google Web Toolkit, Gadgets e muito mais.

Uma das novidades do dia foi o anúncio do Google Mashup Editor, uma ferramenta para facilitar a criação de “mashups”, ou seja, uma “mistureba” de dados e recursos dos vários serviços oferecidos pelo Google em um novo serviço. Totalmente online, a ferramenta (ainda em beta, surpresa!) oferece realce da sintaxe de seu código, auto-completar de tags, acesso rápido í  documentação das APIs usadas em seu projeto, validação de código e notificação de erros, um utilitário para upload e gerenciamento de arquivos e um ambiente para testes.

Outro produto anunciado foram os Google Mapplets: mini-aplicativos (como os já populares Google Gadgets) integrados ao Google Maps. Assim como nos Gadgets, os mapplets são “mini-páginas web” que podem conter código HTML, JavaScript, Flash e interagir com um mapa, sobrepondo dados ou reagindo a ações do usuário. As possibilidades de uso são muitas, desde a criação de uma simples ferramenta de medição da distância entre dois pontos a sistemas de busca por imóveis disponí­veis para locação. No momento, os Mapplets só estão disponí­veis em um preview para desenvolvedores de uma nova versão do Google Maps, em maps.google.com/preview.

A palestra sobre o Google Maps foi bastante concorrida Não há como fugir das câmeras.

Mais informações sobre estas e outras ferramentas estão disponí­veis no site para desenvolvedores do Google, em code.google.com. E como não poderia deixar de ser em uma empresa calcada na Internet, o Google Developer Day foi amplamente documentado na web. Fotos, ví­deos e transcrições das palestras em todas as cidades podem ser encontradas no blog oficial do evento.