ZTOP

Pocket review: Samsung Galaxy S4 Mini Duos

O Samsung Galaxy S4 Mini Duos (GT-i9192) é a versão miniatura do Samsung Galaxy S4, com recursos de hardware mais básicos, praticamente a mesma experiência de software e a adoção de um segundo SIM card de operadora.

Sacadas de marketing e nome de produto à parte, o S4 Mini é um bom aparelho intermediário. Seu design é igualzinho ao do S4 maior:

samsung galaxy s4 mini duos - 02

Mas as configurações indicam as principais diferenças: tela, processador, memória, armazenamento, câmera e bateria são, na teoria, menos poderosos que do irmão maior topo de linha. É preciso entender que o S4 é o topo de linha da família Galaxy e o S4 Mini Duos é mais um produto na escala de multiplicação da Samsung e hoje representa um aparelho intermediário.

Especificações

De qualquer modo, por ser menor, cabe melhor na mão – mede apenas 125 x 61 x 9 mm. Sua tela 960 x 540 Super AMOLED HD tem bom brilho e nitidez (e puxa demais para o laranja, comum nesse tipo de tela). Acima do aparelho vemos o conector de fone de ouvido (e a faixa lateral metálica que ajuda na estrutura do aparelho).

samsung galaxy s4 mini duos - 05

No lado esquerdo, o controle de volume.
samsung galaxy s4 mini duos - 06

Abaixo, o conector microUSB para troca de dados com o PC/recarga da bateria.samsung galaxy s4 mini duos - 07

E do lado direito, o botão de liga-desliga. samsung galaxy s4 mini duos - 08

Atrás, a câmera de 8 megapixels e a tampa da bateria – que segue o mesmo padrão plástico do S4 “grande”. samsung galaxy s4 mini duos - 09

Detalhe da câmera:

samsung galaxy s4 mini duos - 10

Ao remover a tampa traseira, notamos a ausência de NFC na tampa, e um problema para quem usa mais de dois SIM cards distintos de operadoras: é preciso desligar o aparelho e remover a bateria para trocar o “chip”.

samsung galaxy s4 mini duos - 11

Um dos SIM cards (o principal) fica armazenado embaixo da bateria, ao lado do slot para cartão microSD, e o segundo fica, na imagem abaixo, no canto superior esquerdo – e também bloqueado pela bateria.

samsung galaxy s4 mini duos - 12

Como eu disse lá em cima, apesar do hardware diferente, o software não muda muito do S4 pro S4 Mini, começando pela interface TouchWiz…

01-interface

… E passando pelos recursos adicionais de movimentos e gestos, o uso da assistente virtual S-Voice já em português (em resumo: é a “voz da mulher do Google” que responde coisas básicas e abre apps/manda mensagens”. É útil, mas no dia-a-dia você não vai usar.) e demais apps (S-Travel, galeria de fotos, Group Play) que completam a “experiência S4″.
01-s4features

Por ser um aparelho dual-SIM, a interface muda mesmo na hora de usar os dois chips: ao discar, você escolhe qual operadora utilizar.

duos-gs4mini-01

E dá para alternar fácil entre SIM cards na barra de notificações e nas configurações de Gerenciamento de cartão SIM – incluindo receber chamadas de voz de um chip enquanto usa a rede de dados de outro.

duos-gs4mini-02

A câmera do S4 Mini serve para o gasto: boa de dia, fraca à noite. Mais amostras no Facebook.

20130829_133920

Desempenho e conclusões

O Samsung Galaxy S4 Mini Duos tem um bom desempenho nos benchmarks de HTML5, sintéticos e de desempenho geral de vídeo, como Vellamo, Quadrant Standard e Nenamark. Em testes sintéticos mais profundos (Antutu e 3DMark), a performance é um pouco inferior. Na prática, isso quer dizer que o S4 Mini tem boa performance e pode engasgar em jogos ocasionalmente.

A bateria tem duração razoável, mesmo com o uso de dois chips.

Screen Shot 2013-09-02 at 10.03.43 AMA grande sacada da Samsung com a família Galaxy foi usar a marca para inspirar seus demais produtos. Já vimos isso por aqui com o Galaxy SII Lite, o Galaxy SIII Mini e agora as diversas variantes do S4. O Samsung Galaxy S4 Mini oferece uma experiência similar ao que o Galaxy S4 em software, além de trazer um design de produto que replica o original em uma menor escala.

Ao comprar um S4 Mini, é preciso entender que não tem todo o poder de fogo do original, porém consegue reproduzir a experiência em um formato menor – e com um valor menor. Como bônus, o uso de dois chips (mesmo sem poder trocar com o aparelho ligado) é um ótimo adicional.  Vale lembrar que o S4 Mini tem também uma versão com um SIM card apenas e com acesso a redes 4G.

RESUMO: Samsung Galaxy S4 Mini Duos

O que é isso? Smartphone com sistema operacional Android 4.2.
O que é legal? Design igual ao do Galaxy S4, bom desempenho, dois chips de operadoras.
O que é imoral? Câmera poderia ser melhor; é preciso remover a bateria para trocar os SIM cards.
O que mais? Mesmos apps do Galaxy S4, como S-Voice e comando por gestos.
Avaliação: 7 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.399 (desbloqueado no varejo; operadoras podem ter planos e ofertas melhores)
Onde encontrar: Samsung

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin