ZTOP

Gadgets do dia: tralhas pra ver o eclipse no Japão

No próximo dia 20 de maio a Ásia verá um eclipse total do sol, em especial na costa da China e em boa parte do Japão, incluindo regiões populosas como Toquio, Osaka e Nagoya. É a primeira vez em 25 anos que esse fenômeno pode ser visto no território nipônico e a próxima oportunidade só acontecerá em 1 de junho de 2030 bem ao norte, na ilha de Hokkaido.

E como era de se esperar, o comércio de  lá está se movimentando para faturar em cima dessa data única, colocando no mercado toda paraférnália e traquitana hi ou mesmo low-tech que permita as pessoas apreciarem o fenômeno sem queimar a retina, já que pedaço de vidro com fuligem de vela ou filme velado é coisa do passado.

Já faz algum tempo que estamos observando esse fenômeno (mercadológico) aqui na Zumo-caverna, sendo que a primeira delas veio da Thanko que botou pra vender um óculos para ver Eclipses Solares com lentes basculantes (280 ienes) que, para mim, não passa de uma máscara de soldador com um nome mais enfeitado:

Até ai, nada demais já que a maioria da indústria (nem os consumidores) vão investir muito em um instrumento que será útil por apenas alguns minutos. O que realmente me chamou a atenção é que até big players do varejo como a Amazon do Japão entraram nessa e estão vendendo seu próprio visor para eclipses, o SUN Catcher-XII (preço sugerido 980 ienes).

Produzido pela Vixen, trata-se de uma máscara de cartão equipado com duas lentes acrílicas tratadas quimicamente com uma finíssima camada de metal (ou, mais exatamente, alumínio) que reflete boa parte da luz natural, assim como raios UV e IR reduzindo o nível de exposição para os olhos a níveis seguros.

Obviamente, se você preferir algo mais Fashion existe uma ampla oferta de produtos parecidos com formatos e estampas para todos os bolsos e gostos…

… incluindo os otakus de carteirinha:

Outra grande empresa que também entrou nessa foi a Kenko-Tokina, que lançou sua própria linha de óculos para eclipse

 

… incluindo uma versão para fãs do Ultraman:

Fora isso ela também lançou um kit para registrar o eclipse com seu iPhone 4/4s (5.980 ienes) equipado com um filtro ND 100000 que não pode ser removido (mais informações aqui). Esse filtro especial também está disponível numa versão para objetivas fotográficas e outra com cabinho para você segurá-lo na frente das câmeras compactas que não costumam ter rosca de filtro.

Já a Tokyo Planning (TO-PLAN) lançou o TKSM-005  um binóculo de teatro simples de 3x também equipado com filtro para ver o sol:

 

Wai, wai…

 Ainda em tempo: 

Outro raro fenômeno astronômico que acontecerá no próximo dia 5~6 de junho de 2012 é o chamado Transito de Vênus que seria a passagem astronômica do planeta Vênus diante do Sol, visto da Terra, ocultando uma pequena parte do disco solar. Infelizmente, ele será visível apenas na região do Pacífico e só se repetirá em 2117 e 2125.

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.