ZTOP

Gadgets do dia: Nokia C3, C6, E5 (smartphones para as massas)

Mmm, seria o celular acima um clone do Nokia N97 Mini? Que nada: é o C6, anunciado hoje com outros dois modelos básicos, o C3 (um S40 com teclado) e o E5, uma espécie de sucessor do E72/E63.

Vendo de fora, são os primeiros passos para tornar o Symbian popular e levar o Meego/Maemo pros aparelhos topo de linha.

E por que diabos o C6 é parecido com o N97 Mini: oras, tela de 3,2 sensível ao toque (resistiva), teclado slider, câmera de 5 megapixels com autofoco e flash, 3G, GPS, Wi-Fi, Symbian S60 5a. edição. A principal diferença é a ausência dos 8 GB de memória interna e as lentes Carl Zeiss do N97 mini. Veja as especificações do C6 e do Mini e compare. Preço sugerido: 220 euros, sai neste trimestre ainda

Já o C3 leva a Nokia pro jogo do smartphone basicão mesmo: é um aparelho com teclado QWERTY e sistema Series 40 (sim, S40 ainda existe) que será vendido por 90 euros (também sai neste trimestre). Interessante que tem câmera de 2 megapixels, slot para cartão de memória de até 8 GB e Wi-Fi.

E, finalmente, o E5, um smartphone com Symbian 9.3 (nada de touchscreen para você). É um candybar com teclado que lembra bastante o E63 e o E72. Por 180 euros, tá ótimo, não? O E5 sai no terceiro trimestre.

Vídeos oficiais do C6, E5 e C3:





E algumas fotos de divulgação:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Gadgets do dia: Nokia C3, C6, E5 (smartphones para as massas) -- Topsy.com()

  • Continuo aguardando o primeiro symbian^3 e o primeiro meeGo phone.

  • Gostei da iniciativa da Nokia em lançar esses fones de "baixo" custo. Popularizar uma plataforma antiga como o S40 é que foi dose. E pra baratear, não economizaram no plástico em todos os 3 modelos acima anunciados.

    Porém é uma proposta muito melhor e bem acabada do que aqueles país-emergente-qwerty-style da Samsung e LG. Tirando o modelo com tela resistiva(erg!), desejo sucesso para os outros dois ;P

    • walter

      Tela resistiva na Finlândia é quase obrigatório :p

      O S40 não é ruim, tá bem melhor que a maioria dos sistemas não-smartphone. Tem até uma multi-tarefa primitiva…
      E tem uma porrada de aparelho com ele ainda Henrique. Aposto que mais da metade dos aparelhos deles ainda é S40.
      E eles ainda vendem aparelhos com S30… Se eu não me engano era o mesmo sistema do Strike da Gradiente… :p

      • nada contra o S40 – é equivalente aos sistemas java-proprietários de Samsung e LG, só pra ficar num exemplo. E o Symbian do E5 tá redondinho pra uso (acabei de testar um E72 e, bem, a coisa tá boa – só não espere inovação sair dali)

        • walter

          Mas ainda não tá cedo pra Nokia migrar o Symbian pro degrau inferior dos feature-phones?
          Seria interessante do ponto de vista de: "S60 vende mais que iphone-os". Mas o preço (que teria que ser baixo, com componentes melhores) seria um empecilho.

          A não ser que queiram diluir logo o Symbian pro Miguxo tomar espaço.

  • dflopes

    Qdo vi o E5 pensei que era um Palm Centro…

    Mas gostei do modelo, principalmente do preço.

    E qdo teremos Meego a preços justos? Se o N900n ainda nem foi lançado no BR???

  • Leandro

    O preço sugerido para o C6 é 220 euros, ou 525 reais + ou -. Só q aqui no Brasil é f…., nunca será o valor sugerido né.. Sabe como é né.. Teremos q pagar altos impostos pra sustentar vagabundos em Brasília.

  • GILBERTO

    Mai uma questão sobre o S40, é que essa plataforma por ser antiga e lenta, coloca-se em duvida a possibilidade instalar no Nokia C3, GPS ou Maps, e ainda o Skype, programas imprescindiveis em um Smartphone.

  • Rafael

    e ai galera, o q vcs tem a dizer sobre esse nokia c6, alguém já testou?

  • king

    c-3 não é dos melhores , o sistema WLAN , não permite configuração manual de IP, tenho um e fiquei desapontado com o mesmo .

    contatei a nokia sobre o problema que não conseguia resolver , então tive a resposta , não é possivel configurar um IP manual no aparelho.
    tambem me falou que preciso de passar o codigo MAC do aparelho ,para a rede ao qual quero navegar . agora imagine , vcs num aeroporto e precisa usar a net, vc vai a ao TI d aeroporto e passa o MAC para que ele configure e deixa vc navegar , isto é um absurdo!!!

    • henriquem

      boa observação. estou com um C3 aqui e vou ver isso

      • king

        conseguiu ???

    • rodrigo

      vc naum precisa disso no aeroporto se vc naum consegue configurar pode ser problema com o roteador wi-fi que voce usa tenho um c3 e comigo isso nunca aconteceu

  • valeria

    Será q fiz mal negócio c/ C3 ?Quando recebo ligações ,escuto minha voz c/eco ,já testei 2x , quando ligo nao acontece. Alguem me ajuda?

  • Eduardo

    O c6 vive travando. Muito ruim

  • Pingback: Zumo: um resumo de 2010 | zumo()

  • camila

    bom, eu comprei um c3 porque achei o produto muito bom,pois tem wi-fi,e estou decpecionada pq num consigo navega.ai ligo para nokia para ver oque eles podem fazer, sabe oque eles falaram,que meu celular tem que ir para a sintencia tecnica porque ele esta desconfigurado,estou muito chateada.

  • Eloi Junior

    Gostei do meu Nokia c3, configurei tudo certinho, até acesso meu servidor por ssh com ele, se formos pesar a relação custo/beneficio, ele atende muito bem