ZTOP

Gadgets do dia: Celulares Emporia

A Emporia Telecom é uma fabricante austríaca que se especializou em telefones celulares com recursos básicos (hoje maldosamente chamados de dumbphones) e fáceis de usar, voltado para pessoas que não querem nada mais do que fazer ligações de voz e quem sabe um SMS de vez em nunca.

 

Esse público existe e na sua maioria é formado por pessoas idosas que  muitas vezes não adotam novas tecnologias por receio de serem consideradas “idiotas” (calma, não é a gente falando isso).

Essa é a opinião de Albert Fellner, fundador da empresa e que diz que criar um celular que atenda a esse público não é apenas fazer um aparelho com botões grandes, e sim desenvolver recursos com características bastante específicas.

Por exemplo, muitos modelos da  casa utilizam carregadores de base (como nos telefones sem fio) para que o aparelho fique num local fixo e bem à vista. De fato algumas dessas bases podem até serem fixadas na parede (de preferência perto do local onde penduramos a chave) de modo a não esquecermos de sair com o aparelho e colocar de volta para recarregar quando voltarmos.

Outro exemplo interessante é seu “modo silencioso” que pergunta para o usuário quanto tempo este deve ficar quieto, algo muito útil para aquelas pessoas que desligam o som de seus aparelhos quando estão em certos locais públicos como igrejas, teatros e cinemas e depois reclamam que passam dias sem receber uma ligação.

Fora isso a Emporia investe em desenhos bastante criativos para seus aparelhos, que não precisam ter a cara de calculadora infantil. Um bom exemplo é o Emporia LIFE PLus todo em metal e equipado com um teclado do tipo slider:

Já o Emporia CLICK é um modelo com tela dobrável e três teclas para discagem direta (filho/genro, filha/nora, aquele vizinho nerd que manja tudo de computador).

E para aqueles que preferem um celular mais resistente, o Emporia SOLID é um modelo robustecido à prova de choque (Mil-STD-810F) e de respingos d’água (IP54). Fora isso ele ainda possui uma lanterna de LED e pode funcionar como calculadora.

Finalmente, o Emporia SAFETY Plus vem acompanhado de um relógio de pulso que possui uma função de emergência, ou seja, ao acioná-lo o relógio manda um sinal para o celular que começa a fazer ligações de socorro e enviar SMS para alguns telefones pré-programados. Fora isso ele possui sensor GPS o que permite enviar informações de localização da pessoa caso ele esteja fora de casa.

Segundo Fellner, o grande desafio da sua empresa não está apenas em criar bons aparelhos e sim de convencer as operadoras de telefonia a não apenas homologarem seus produtos e sim treinar corretamente a sua equipe comercial para que eles possam percebem as necessidades desse público mais senior e sugerir a melhor solução. Isso porque muitos acreditam piamente que o conceito de  “easy of use” serve para todo mundo, gastando assim menos tempo em explicar pessoalmente para seu cliente como utilizar o novo aparelho.

Nagano comenta:

O que me deixa chateado nessa história (para não dizer p*to da vida)  é que em 2009 nós aqui do ZTOP fomos o primeiro (e se não foi o único) veículo nacional a testar o ZTE S302 um celular que, por sinal parece ser a mesma plataforma de hardware de todos esses modelos da Emporia só que ao contrário de lá, o aparelho aqui nunca foi homologado pelas operadoras locais pelos motivos mais obscuros possíveis. 

Fato é que na época achamos — e ainda achamos —  esse conceito genial e vemos que em outras geografias ele prosperou e muito de modo que resta a dúvida:

O que os idosos austríacos tem que os nossos não tem?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Cesar Cardoso

    (sobre o ZTE S302 nunca ter sido visto nas operadoras)
    "O que os idosos austríacos tem que os nossos não tem?"

    Operadoras que sabem o que significa SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO?

  • Anderson

    Mas aqui parece que quase todo mundo tem aquela mentalidade quanto mais melhor, ou eu não preciso hoje mas quem sabe amanha…

    É preciso saber quantificar as necessidades das pessoas, tenho certeza que meu pai e minha mãe iriam adorar algum desses telefones, pelo que foi dito no texto resolveriam todos os problemas deles com celular e se forem baratos então….

  • Ligeirinho

    O que os idosos austríacos tem que os nossos não tem? Radin de pilha =B

    Agora falando sério, até eu usaria um celular deste tipo. Hoje mesmo eu adoto um celular mais simples, barato, e dual chip. E antes que alguém fale "é xing-ling", já digo: é um Samsung Duos Basic. Não é um Emporia em simplicidade, mas funciona muito bem e é prático.

    Celulares simples são práticos e tem bateria duradoura. 🙂

  • fernando

    E tem mais um problema. Onde comprar? No Ebay todo há apenas um anuncio.

  • edy

    Lembro que na época que postaram matéria aqui sobre o ZTE, comentei que seria bem útil, principalmente para idosos e pessoas com alguma dificuldade motora ou similar. Pena que celulares assim não é encontrado no mercado porque eu seria um dos primeiros a comprar para o meu pai que é apenas idoso.

  • eu seria um usuario do SOLID.

    Sempre preciso de um celular pra trabalhos de campo, de preferencia, que flutue.
    Geralmente enrolamos o celular em um saco plástico, pra proteger nossos aparelhos, pois aquelas cases waterproof são gigantes e não cabem no bolso – pedem pra ser usadas no pescoço (mas o peso incomoda depois de 30min)

    Um exemplo é essa aqui:
    http://www.proporta.com/F02/PPF02P05.php?t_id=5880&t_mode=des

    Esperei o samsung B2700 e nunca veio pro BR.
    Parece que gostamos apenas do mainsream – startac, v3, 5120, 1100, iphone e galaxy

  • RJP

    Minha mãe seria usuária de um desses com certeza. Afinal, ela tem o espírito de um hobbit, até há pouco tempo ela levantava p/ trocar o canal da tevê…

  • hugosilva

    poderiam investir mais no design, ou os velhinhos ceguinhos não ligam?

  • Seria perfeito aqui no Brasil. Infelizmente "coisas sombrias" não permitem que aparelhos assim sejam homologados na ANATEL. Minha mãe já tem idade avançada, e seria perfeito para ela um aparelho assim

  • hiroyasuBr

    O que não existe aqui é respeito com os idosos. Em todos os níveis. Nesse campo as coisas não seriam diferentes.

  • John

    E nada ainda do aparelho por aqui… só achei 1 loja vendendo a quase R$400,00… realmente um absurdo!

    • ricardo

      Aonde vc encontrou esse aparelho a venda?

  • Joseane

    HELP Pessoal, preciso de ajuda…..
    comprar aparelhos de celulares para meus avós.
    Onde e qual modelo comprar para pessoas idosas ?
    Aguardarei dicas,obrigada.

  • carlos

    Onde encontro os celulares Emporia em SP para comprar?

    • Henrique Martin

      não estão à venda no Brasil, infelizmente. Só na Europa