ZTOP

Gadget verde do dia: Power YIILE (no-break solar!)

Projetado originalmente para aplicações industriais, o Power Yiile é uma grande bateria recarregável capaz de fornecer 2 kwh de energia para casas e escritórios e entra na categoria “grandes invenções japonesas… que estão à venda apenas no Japão”.

Com diversas regiões do Japão sofrendo com o risco de apagões de energia, a Eliiy Power Co. resolveu liberar a venda do seu sistema Power Yiile para usuários domésticos e pequenos negócios com o objetivo de oferecer para a comunidade  como uma fonte alternativa e limpa de energia.

Medindo 32,0 × 70,2 x 55,0 cm (LxAxP) e 62 kg de peso, o Power Yiile é uma espécie de no-break para uso geral que utiliza baterias de íons de lítio (fabricadas pela própria empresa) e que podem ser carregadas diretamente de painéis solares ou até mesmo da tomada elétrica. Segundo a empresa, o sistema tem potência de 1.000 watts e capaz de fornecer até 2 kwh de energia. Também é possível interligar dois equipamentos, o que faz com que sua potência suba para 1.500 watts/4 kwh .

A grande sacada nesse caso é que o Power Yiile funciona como uma alternativa para os pequenos geradores elétricos movidos a gasolina que além de barulhentos, soltam gases como monóxido de carbono (e impede seu uso em ambientes fechados).

Outra curiosidade desse equipamento é que ele possui um receptor de rádio capaz de receber avisos de alerta de terremotos transmitidos pelas agências do governo, disparando assim alarmes visuais e sonoros.

Com a crescente demanda por sistemas alternativos de fornecimento de energia, outras empresas como Yamada Denki e Sony também planejam colocar produtos similares no mercado. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • André Prior

    O Japão é lider em tecnologia, sempre teve o melhor e soube distinguir o descartável.
    Sabemos que passa por uma fase difícil após as catástrofes, mas podemos analisar que agora tende à renovação, sem dúvidas será como uma borboleta saindo do casulo, virá mais forte do que antes!

    Eu nunca comentei artigos ZTOP nem zumo, vou aproveitar o momento pra parabenizar o trabalho de todos vocês já que o material é sempre de primeira.
    Eu não queria encher tanto a bola do colunista mas por mais que o produto do artigo não seja interessante para mim, acabo lendo os artigos que ele escreve:
    -Normalmente consegue repassar as informações complexas de forma objetiva, clara e divertida;
    -Extrai material de sites que não conseguimos ler;
    -Sempre aborda temas inovadores e técnicos;
    -Apresenta exelente respostas quando argumentado via comentários;

    Parabens pelo trabalho Mário Nagano, espero um dia escrever artigos como você escreve!

  • Adriano Lima

    É isso aí, quando crescer quero escrever tão bem quanto o Nagano.
    Realmente os artigos não apenas do Mario Nagano, mas de todo o pessoal do Zumo são muito agradáveis de ler.
    Às vezes quero uma quantidade maior de posts, mas admito que a qualidade supera (de longe) a quantidade de artigos por aqui.
    Bom Domingo pra todos vocês e até o próximo artigo.

  • Pingback: No-break carrega com energia solar | eco4planet()