ZTOP

Gadget retrô do dia: Commodore PC64 (Atom dual core + Ion2)

Já noticiamos neste Zumo que a Commodore USA LLC havia lançado o C64 Phoenix um PC na forma de teclado que, apesar do nome famoso, não lembrava em nada o bom e velho C64 original. Mas pelo visto a empresa também percebeu isso e anunciou um novo produto — o PC64 — este sim com a cara do modelo original.

Previsto para chegar ao mercado até o final deste ano, o PC64 virá equipado com um processador Intel Atom 525 (dual core) e aceleradora gráfica Ion2 da Nvidia (uia!), 2 ou GB de SDRAM DDR3, disco rígido de 1 TB e slot para leitor de DVD/blu-ray. O grande destaque porém ficará por conta do seu teclado que a empresa promete  que será do tipo eletromecânico garantindo assim a mesma experiência de uso dos teclados IBM do passado.

Para mim esse anúncio está meio com cara de vaporware já que a foto de divulgação (acima) é de um C64 original e o que podemos ver na página do produto são algumas fotos da placa-mãe (aparentemente uma mini-ITX com Atom) e algumas animações em CAD mostrando detalhes do projeto.

De qualquer modo teremos até o final desse ano para descobrir se esse negócio é pra valer ou não.

Fora isso a Comodore também anunciou dois outros produtos o Commodore Invictus e o Commodore Amigo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Guido Alves

    Ahh esse não é aquele EeeKeyboard PC EK1542 da ASUS???? hahahaha http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=wxnpgpW4BIy

  • Ochato

    Isso daí é só pra fanáticos e colecionadores (o que dá no mesmo), comercialmente esse tipo de produto não se sustenta. Mas vamos torcer pra dar certo.

    • mnagano

      Dependendo do preço,um Atom dual core com Ion 2 pode ser uma maquininha interessante para se ter como um segundo ou até terceiro PC da casa, ou para dar de presente para sua mãe mandar emails e ver fotos dos parentes no Orkut.

      De qualquer modo fico imaginando como será a implementação desse novo teclado, ja que o padrão PC-AT exige algumas teclas que não existiam no C64 original como F9~F12, teclas direcionais, etc.

  • Wilmar

    Muito interessante. Quem teve a oportunidade, como eu, de digitar naqueles terminais IBM…ah, saudades. Talvez nem seja melhor que os teclados atuais, mas… ah, quem prefere um Mustang 68 a um zero km vai entender. Agora, de ruim, se derramar algo sobre o teclado, corre o risco de perder o computador.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Gadget retrô do dia: Commodore PC64 -- Topsy.com()

  • Ricardo J. Pinheiro

    … e a gente falou dele no próximo episódio do Retrocomputaria… Se alguém gostar dessa época… http://retrocomputaria.blogspot.com

  • Ricardo J. Pinheiro

    E lembrar q a Commodore USA tb anunciou o "Amiga" deles, rodando AROS (http://aros.sf.net). Agora, se sai… São outros 64. 😀