ZTOP

Gadget musical do dia: Pedal de efeitos Miku Stomp da Korg

Da série “quando os personagens de anime dominarem a Terra” a Korg lançou um pedal de efeitos que troca o som da guitarra ou teclado pela voz da diva virtual Hatsune Miku.

Segundo a Korg, esse acessório (também conhecido como StompBox) é uma unidade de efeito de som vocal, que permite ao músico fundir a voz de Hatsune Miku com efeitos de guitarra ou mesmo de teclado. Sua faixa de detecção de pitch é de E1 (41 Hz) até E6 (1,319 Hz) e possui uma entrada e saída padrão mono e um botão na base para ativar/desativar o seu efeito.

Korg_miku_stomp_module

Para isso, esse dispositivo utiliza um chip de som Yamaha NSX-1 (embaixo) que é compatível com a tecnologia eVocaloid, o que permite — na prática — que essa engenhoca seja capaz de reproduzir fielmente a voz de Miku. Já vimos uma aplicação parecida no passado na forma do Pocket Miku Singing Keyboard da Gakken.

Gakken_pocket_miku_yamaha_LSI

Como era de se esperar de um equipamento para uso profissional, seu gabinete de liga de alumínio mede aproximadamente 7,4 x 1,20 x 5,0 cm (LxAxP) e pesa 250 gramas com suas duas baterias AA já instaladas. Opcionalmente ele também pode ser alimentado direto da tomada por meio de um adaptador de 9 volts.

Korg_miku_stomp_module_front

Ele já vem com 11 efeitos pré-programados (selecionáveis por meio de uma chave de onda) que reproduzem sons vocais simples como “Laah”, “Paah” ou “Nyan” (= miado de gato japonês) que podem ser reproduzidos em diversos tons como numa escala musical ou misturados aleatoriamente:

Além disso, também é possível fazer com que a guitarra “cante” uma música a partir de uma letra pré-programada no módulo ou criada pelo usuário por meio de uma App para iOS que, por enquanto só é compatível com o idioma, sotaque e a escrita japonesa.

E pelo visto, quando usado com habilidade, o resultado final até que é bem interessante:

Segundo a Korg, esse produto estará disponível apenas em algumas geografias o que, e é claro, inclui o Japão. De fato, foi lá que já encontramos esse produto a venda no Amazon.co.jp pela bagatela de 19.399 ienes (~R$ 417).

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Quero ver como isso funciona num solo fritado…