ZTOP

Gadget do dia: Zoom Q3 Handy Video Recorder (uma Flip com som Hi-Fi)

Vendo todas essas notas sobre filmadoras tipo Flip de tudo quanto tipo, cor e tamanho me fez recordar de um curioso produto que tinha visto já faz um tempo: o Zoom Q3 Handy Video Recorder, um verdadeiro estúdio de vídeo portátil e sonho de consumo de qualquer banda de garagem que deseja estourar com seu videoclipe no YouTube.

Desenvolvido pela empresa japonesa Zoom — mais conhecida pela sua linha de equipamentos de gravação/processamento de som profissional — o Zoom Q3 é capaz de gravar vídeos em VGA (640×480 pixels) no formato QuickTime (.mov) a 30 qps o que não é nada de salte aos nossos olhos se comparado com as novas mini-filmadoras HD. Entretanto onde esse produto deixa a concorrência pra trás comendo poeira, é seu sistema de gravação que utiliza a mesma tecnologia de seus gravadores de estúdio portáteis — como o gravador H4n — com seus curiosos microfones “cruzados” que segundo o fabricante, resulta num efeito estéreo com maior profundidade de som, mais natural e limpo. O Zoom Q3 grava no formato PCM (16 ou 24 bits com frquencia de amostragem de 44,1 / 48 / 96 kHz) ou MP3 (com bit rate de 48 / 56 / 64 / 80 / 96 / 112 / 128 / 160 / 192 / 224 / 256 / 320 kbps).

Essa curiosa combinação de alta qualidade de som com baixa resolução de vídeo pode parecer um anacronismo, mas pode ser uma interessante alternativa para músicos inciantes que gostariam de algo simples e prático para registrar suas performances, além de poder divulgá-las em redes sociais e até mesmo no YouTube. Para isso, ele até conta com um conector USB integrado o que agiliza o processo de transferir seu conetúdo para o PC ou Mac.

O preço sugerido dessa engenhoca é de US$ 250 mas já pode ser encontrada por até US$ 199 no Amazon.com. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Nerdirama: De nerd pra nerd()

  • Pingback: Anônimo()

  • ta, uma bloggie com som hifi. Prefiro filmar na bloggie mesmo e comprar um mic hifi da sony por cento e poucos reais e depois juntar audio e video