ZTOP

Gadget do dia: Objetiva (sem lente) Wanderlust Pinwide

Startup americana cria primeira lente pinhole para câmeras micro four-thirds.

fotografia Pinhole é uma técnica que utilliza uma câmera sem lente cuja luz entra por um minúsculo furo de menos de 0,5 mm, expondo o filme ou folha de papel fotográfico fixada na parede oposta. Essa técnica possui algumas características bastante peculiares, como uma imensa profundidade de campo (o que dispensa o ajuste de foco) e a necessidade de longos tempos de exposição (o que permite o uso de cortinas/obturadores bem simples, como um bom pedaço de fita isolante).

Isso faz com que ela seja muito apreciada em atividades escolares e até programas sociais, já que é possível fazer uma câmera dessas com diversos materiais caseiros como caixas de madeira, papelão, latas, folha de papel alumínio, pedaços de fita adesiva, etc. A mais famosa é a feita com lata de aveia Quaker (que nos EUA é maior e feita de papelão) mas nesse caso a imaginação (ou o senso de humor) não tem limites:

Para aqueles que não têm jeito para artes manuais ou revelar filme em casa, uma  é a Wanderlust Pinwide a primeira objetiva grande angular (~ 22 mm) do tipo pinhole para câmeras DSLM padrão micro four-thirds. Ela foi criada pela dupla Justin Lundquist e Ben Syverson, fundadores da Wanderlust Photo.

O interessante dessa empreitada é que ela começou como um projeto Kickstarter e, com o dinheiro levantado por esse programa, a dupla teve condições de iniciar a produção da sua lente e colocá-la no mercado. Interessante notar que eles são um exemplo interessante de pequenos empreendedores que utilizam as atuais ferramentas de CAD 3D e de prototipação rápida para acelerar o desenvolvimento do seu produto.

O preço sugerido dessa lente é de US$ 40. Mais informações no site da empresa que possui um FAQ bem detalhado e o mais legal: uma galeria com imagens feitas com sua lente.

Ainda em tempo:

O site Photojojo comercializa um produto parecido para câmeras Canon e Nikon.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.