ZTOP

Gadget do dia: ThinkPad USB Portable Secure Hard Drive

Para os fãs de ThinkPad, a Lenovo anunciou recentemente um novo acessório que — assim como a concorrente com nome de fruta — mantém a tradição da empresa de ofercer produtos de qualidade e ótimo design.

Para quem ainda não foi apresentado, este é o ThinkPad USB Portable Secure Hard Drive, um disco rígido externo com porta USB cujo conteúdo é protegido por meio de criptografia padrão AES de 128 bits e seu acesso é liberado por meio de uma senha digitada no teclado montado no próprio periférico.

Disponível nas versões de 160 GB e 320 GB, uma das grandes sacadas desse produto é que ele dispensa o uso de drivers (no caso do Windows XP e Vista), inclusive para o gerenciador de senhas. Basta digitar a senha diretamente no disco e liberar o seu uso. Segundo a empresa, o dispositivo pode reconhecer um “administrador” e até dez outros usuários “comuns”  que podem registrar senhas de 6 até 24 números.

Outro detalhe curioso é seu desenho do teclado inspirado na famosa calculadora Braun projetada por Dieter Rams (eu tenho uma!) que voltou a ficar famosa depois que a Apple se inspirou nesse layout para criar sua calculadora do iPhone.

O novo HD  da Lenovo pode ser encontrado no seu site nos EUA: a versão de 160 GB sai por U$S 179 e o de  320 GB US$ 219.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.