ZTOP

Gadget do dia: Sega Arcade Nano Keychain

Medindo apenas 6,8 x 3,2 x 4,1 (LxAxP) o Nano Keychain é o menor videogame Mega Drive que você pode carregar no bolso e ligar numa TV.

Desenvolvido pela empresa atgames (que por sinal tem um porfólio de produtos muito parecidos com o da Tectoy — aqui, aqui e aqui)  o nano keychain é uma versão menor dos TV Games da Jakks Pacific e vem equipado com cinco jogos oficiais da Sega: Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic Spinball, Sonic 3D Blast, Alex Kidd e mais cinco títulos “genéricos” de brinde: Air Hockey, Naval Power, Cannon, Fight or Lose e Checker.

Ele funciona com apenas uma pilha AAA e se conecta numa TV analógica por meio de um cabo RCA/mono que já acompanha o produto. Curiosamente, o seu manual afirma que ele pode ser ligado numa TV LCD ou de Plasma e até sugere ajustes de cor e constraste da tela para obter o melhor resultado.

Fora isso a empresa ainda oferece outras seis variações intituladas Arcade Nano Virtua Fighter, Arcade Nano Marshmallow, Arcade Nano Columns, Arcade Nano Altered Beast, Arcade Nano Sonic Blast e Arcade Nano Casino Games. Para saber quais títulos acompanham cada versão clique aqui.

O produto pode ser encontrado no varejo americano na faixa dos US$ 15~20 mas não duvidaria que ele apareça por aqui com a marca Tectoy.

Ztop a Box:

Para quem não sabe, esses mini-videogames de baixo custo existem graças ao uso de componentes capazes de emular um sistema completo até dentro de um único chip.

Talvez o caso mais interessante seja o C64 Direct-to-TV (DTV) que usava um Commodore 64 “on-a-chip” e que foi vendido na forma de um TV Game com 30 jogos inclusos e posteriormente num jogo de corrida “Hummer” comercializado em 2005 pela Radio Shack.

A grande revelação para os entusiastas de eletrônica foi descobrir que a plaquinha-mãe dessa engenhoca possuía pontos de soldagem expostos que permitiam instalar facilmente uma porta de teclado e leitor de disquete na mesma o que permitia utilizá-lo como um computador doméstico, criando assim toda uma cultura ao seu redor (mais informações aqui e aqui) .

 

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • compraria o nano com os jogos do Sonic, pois lembraria da minhas horas de criança com o mega drive 3.

  • dflopes

    Oba, onde compro o meu…

    E vou de Arcade Nano Virtua Fighter 2, com Shinobi 3 (o mais fácil de todos) e Virtua Fighter 2

    Vcs não sabem o que sofri nesse carnaval, tendo que ir pra casa de parentes com a TV ligada 24h no carnaval…

    Com esse controlinho, chamaria os sobrinhos e faria um levante popular pra se apossar da TV – e de quebra ainda ensinava todos os macetes pra zerar os Sonic!!!

  • Ligeirinho

    E de pensar naquele Master System sem fio que usava algumas pilhas… Olha onde chegamos 🙂

  • RJP

    É… A Jeri Elsworth (do C-64 no joystick) foi legal, deixou tudo disponível p/ q pudessem ligar teclado e drive de disquete, e… Temos novos C-64 na praça.

    Pq n fazem isso c/ os MSX… Ei, MSX Licensing Corporation, queremos pendurar Antactic Adventure e Knightmare no chaveiro!