ZTOP

Gadget do dia: Samsung Galaxy S III

samsung galaxy S III - dest1

O novo (e esperado) Samsung Galaxy S III foi anunciado hoje em Londres. Ao abrir o keynote, JK Shin, presidente da divisão de celulares da Samsung, disse que “o aparelho foi cercado de rumores, alguns certos, outros errados”. Movido a Android 4.0, o aparelho vem cheio de inovações da Samsung para tornar seu uso mais intuitivo e fácil, incluindo comandos por gestos e voz.

Seu lançamento em mais de 145 países e 296 operadoras em todo o mundo está programado para o final de maio (dia 29), começando pela Europa e depois seguindo para Ásia e América Latina. Uma versão 4G/LTE será lançada nos EUA, Japão e Coreia do Sul também. No Brasil, o Galaxy S III tem previsão de lançamento no começo de junho, de acordo com a subsidiária local. 

Nas configurações técnicas, o aparelho traz uma tela de 4,8 polegadas HD Super AMOLED (1280 x 720) – quase um foblet -, roda Android 4.0 e mede 136.6 x 70.6 x 8.6 mm mm, pesando 133 gramas. O processador é quad-core e a câmera é de 8 megapixels, com intervalo rápido entre fotos. Entre os acessórios, uma capa para a tela, docks e até mesmo um carregador sem fios.

O mais interessante – e curioso – é o fato de o aparelho “reconhecer a voz do usuário e entender suas intenções”. Pelo vídeo mostrado durante o keynote, o aparelho consegue prever a intenção do usuário, “vendo” o que seu dono está fazendo. Na teoria, é lindo – temos que aguardar o lançamento aqui no Brasil (alô Samsung!) para ver de perto como funciona.

Esse recurso, chamado “Smart Stay”, faz com que o aparelho reconheça como você usa o aparelho, gerando uma experiência mais “conveniente e natural”, de acordo com a companhia. A câmera frontal identifica os olhos quando você lê um e-book, por exemplo, e o aparelho mantém a tela ligada.

O recurso “S Voice” entende o que o usuário fala e responde a comandos (olá, Siri) em vários idiomas (inglês, italiano, alemão, espanhol e coreano – nada de português por enquanto). O Galaxy S III também entende gestos para melhorar o uso do aparelho.

Em tempo: A Samsung – apesar da apresentação um tanto atrapalhada (muita gente, muita música zen, muito detalhe que nem dá para prestar atenção direito) – deixa a entender que, se 2011 foi incrível com o Galaxy S II, 2012 vai consolidar a liderança dos coreanos no mercado de Android.

O Galaxy S II parece rápido, tem um design bonito e elegante (mas menos interessante que o do HTC One, no meu ponto de vista) e traz recursos novos para um mundo Android que tem bastante a oferecer. Não vai ser um aparelho barato, claro, mas mostra que a Samsung está pronta para a briga forte do mercado de smartphones.

E os coreanos, com o pouco tempo de diferença entre o anúncio e a chegada do aparelho às lojas (no fim do mês na Europa), fizeram a lição de casa no lado da comunicação. A Samsung conseguiu tirar o foco do Mobile World Congress (onde anunciou o Galaxy S II no ano passado) para um evento próprio, sem outras empresas em volta. Com isso, também conseguiu gerar barulho, rumores e vazamentos prévios, estilo Apple.

Nada de preço ainda.

Em vídeo: um hands-on oficial:

E a primeira propaganda de TV (impressão minha ou a trilha sonora é Sigur Rós?)

Galeria de fotos:

Especificações completas:

Rede:

2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
3G (HSPA+ 21Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
4G (Dependent on market)

Tela:
4.8 inch HD Super AMOLED (1280×720) display

Sistema operacional:
Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

Câmera:

traseira/principal): 8 Mega pixel Auto Focus camera with Flash & Zero Shutter Lag, BIS
Sub (Front): 1.9 Mega pixel camera, HD recording @30fps with Zero Shutter Lag, BIS

vídeo:

Codec: MPEG4, H.264, H.263, DivX, DivX3.11, VC-1, VP8, WMV7/8, Sorenson Spark
Recording & Playback: Full HD (1080p)

áudio
Codec: MP3, AMR-NB/WB, AAC/AAC+/eAAC+, WMA, OGG, FLAC, AC-3, apt-X

Recursos adicionais: 
S Beam, Buddy photo share, Share shot, AllShare Play, AllShare Cast

Smart stay, Social tag, Group tag, Face zoom, Face slide show

Direct call, Smart alert, Tap to top, Camera quick access

Pop up play

S Voice

Burst shot & Best photo, Recording snapshot, HDR

Serviços Google:
Google Search, Google Maps, Gmail, Google Latitude
Google Play Store, Google Play Books, Google Play Movies
Google Plus, YouTube, Google Talk,
Google Places, Google Navigation, Google Downloads

Conectividade
WiFi a/b/g/n, WiFi HT40

GPS/GLONASS 
NFC

Bluetooth® 4.0(LE)

Sensores:

Accelerometer, RGB light, Digital compass, Proximity, Gyro, Barometer

Memória:

16/ 32GB User memory (64GB available soon) + microSD slot (up to 64GB)

Dimensões:

136.6 x 70.6 x 8.6 mm, 133g

Bateria:

2,100 mAh

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Be_Julio

    Sonho meu, sonho meu…
    Quem sabe, se sair minha herança, até me dou ele de presente de aniversário…

  • http://twitter.com/LeandroZart @LeandroZart

    esperava um pouco mais; depois de tanta especulação, achei q fosse ficar mais bonito. mas como beleza é subjetivo, ok.

  • Franciscobruno1

    3G (HSPA+ 21Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
    4G (Dependent on market)

    olha a confusao do 4g ai gente

  • eumesmo_

    Particulamente eu prefiro o HTC One X. O design do GS III deixou a desejar: botão home, carcaça de plástico, tela pentile. Fora vários recursos que são irrelevantes.
    Além do mais, é Samsung. Usuários do GS II sabem do que eu estou falando rs

    • TheTroll4All

      Não, não sei '-'

    • llZeckll

      Também não sei.

    • Wesley

      Sou usuário do Galaxy S, e também não sei.

    • J.Santos

      Design é subjetivo, Policarbonato não é "Plastico de sacola de supermercado" e tela de Gorila Glass 2… É disso q eu sei. E o q vc esperaria de um Botão Home ?

  • Dude!

    Decepcionado com o S III. Câmera parece ser a mesma do S II, tela é PenTile, Touchwiz enterrando o ICS, botões físicos, design estranho…

    Quantas vezes mencionaram o Android? talvez uma, pra mostrar o rip-off do Android Beam?
    Fica de olho Google, a Samsung tá flertando com um fork do OS.

    Pra mim resta esperar que com isso haja uma redução do preço no Galaxy X ou esperar o HTC One X – que tem seus problemas (Sense, botões físicos), mas que comparado com o X tem pelo menos uma build quality melhor/mais bonita, uma tela que não recebeu nada além de elogios, SoC mais potente e uma câmera excelente.

    • http://twitter.com/LeandroZart @LeandroZart

      qualquer dia desse eles tiram Android OS e colocam TouchWiz OS…

      como alternatva resta o Nexus X, q por falar nisso, ninguém anda dando bola…

      • alexkoti

        Eu pensei seriamente em um, mas dai uma amiga que tem Nexus deixou cair a primeira vez e…quebrou a tela! A galera falam muito de "cara de plástico", "materiais finos", como se estivessem falando de objeto de decoração, e não um aparelho para o dia-a-dia. Tenho um defy e o que acho melhor nele é resistência, uso sem medo, não fico de babá do celular com medinho de tudo. Mas queira um aparelho mais potente, mas que aguentasse o tranco. O galaxy X era minha primiera opção(por ser ics puro, lindo!), mas ser frágil assim não compensa. Dai sobra apenas o razr, e meudeus, motorola não… então estou sem opções!

        • henriquem

          reza a lenda que os HTC One chegam logo…

          • alexkoti

            Acabei de ler a materia do mwc sobre ele, parece ser um ótimo aparelho. Fica em primeiro na fila de opções HTC One > SIII > Razr, obrigado! :)

  • Alexandre Mutti

    Se a samsung liberar esses novos aplicativos para o S II nem vai valer a pena trocar. Ou então se adaptarem para o S II em alguma rom alternativa

  • OlharDigital

    Gostei mais do One X, seu design é mais elegante e sua tela não é pen-tile como a do Galaxy S III. A única coisa que gostei do S III é o seu processador que é o Exynos que é um dos melhores do mercado.

  • marcelo

    Poderiam ter pegue toda a tecnologia embargada nesse S3 e ter usado no mesmo designer do S2. Pois eh muito mais bonito. Quato a tecnologia usada no aperelho, sem comentarios. Excelente.

  • RodrigoNunes

    Como não quero pela função celular e sim mais como tablet compacto (foblet), ainda fico com o galaxy note, tela maior, mais resolução, e para as atividades que vou fazer não preciso de um processador quad-core. Fico imaginando como será o consumo de bateria do SIII operando a 100% da sua capacidade. rs. Espero que com o lançamento dele, o pessoal comece a esqueçer o galaxy note e ele aos poucos baixe de preço pra queimar os estoques.

  • http://twitter.com/manoelantonioac @manoelantonioac

    Bom, eu acho que o Google deve ficar ligeiro com a Samsung porque ela tá grande demais. Agora já é a maior fabricante do mundo. Esse S3 aí nem parece que roda Android, e sim software da própria Sammy.
    Fora o design que é feio. Nunca gostei do botão Home da família Galaxy, desse então… nem se fala.
    O Galaxy X é bem mais bonito.

  • emotsuka

    Falam tanto do botão físico, e o botão físico do iPhone, Ipad? É lindo e nem rouba espaço da tela?
    A estratégia da Samsung em focar em software é boa, pois o Touchwiz nunca foi trabalhado à contento no Android, e sempre funcionou aos trancos, tanto que nas ROMS customizadas a primeira coisa que tiram é o Touchwiz, eu mesmo instalei outro launcher pra obter melhor desempenho no Galaxy Tab 7.7.
    De nada adianta focar em Hardware se o software atrapalha. SE a Samsung fez o trabalho dela realmente direito no funcionamento do touchwiz, poderemos esperar boas surpresas.
    Quem quer Android puro deve comprar o Nexus.
    Acredito que a Samsung começará a usar o nome Touchwiz como seu SO, mas sempre usará como base o Android, desse modo ela se livra da pressão de atualizar o firmware às pressas todas as vezes que o Android atualiza, pois esta é a maior reclamação dos usuários da Samsung, o Brasil vai ser um dos últimos a receber a atualização do ICS no S2. Ela simplesmente não consegue ser ágil neste ponto devido ao grande número de aparelhos que tem no portifólio. Compreensível, mas não justificável.

  • ezequielbsb

    Perfeito

  • Alex

    Gadget do dia!!!!!! Piada né!!!!

    • Roberto

      Piada mesmo….a Samsung só faz a mesma coisa e muda um detalhe ou outro….e o pessoal delira….acha o máximo…

  • ben

    Tabom, e o a apple fez com o 4s ?

  • Henrique

    tudo e muito bom,bonitinho mais o preço? vai variar quanto? alguém sabe ae?

  • Zumba

    Tá em pré-venda na Amazon….E tá uma pancada o preço…pelo menos para mim….
    http://www.amazon.com/SAMSUNG-GALAXY-GT-i9300-FAC

  • Leandro

    Com certeza vai ser esse meu próximo aparelho daqui um bom tempo e creio que não vou precisar trocar tão cedo, apesar das tecnologias sendo obsoleta dentro de 1 ano. A incrível a renovação em relação as funcionalidades do TouchWiz comparada S2.
    Meu ponto de vista, restou somente software(nunca é demais), câmera, bateria e design(apesar de não ter achado o aparelho feio), para eles evoluírem na próxima geração.

  • Tino

    Estou vendo algumas comparações do Galaxy SIII com os HTC's da vida, principalmente o "One X" e só nas primeiras análises em quase 100% das especificações, o SIII leva a melhor: HSPA, LTE, download, upload, armazenamento, NFC, push mail, super amoled, touch focus, geo tagging, face detection, câmera frontal, video auto focus, video stabilizer, rádio, saída (tv auto composito), flash player e bateria de 2.100 MaH… Será que fica alguma dúvida que temos o melhor celular na atualidade?
    Resta as outras a superação do monstro Samsung Galaxy SIII…

  • Pingback: Review: Samsung Galaxy S III - ZTOP

  • mcbneto

    carcaça de plástico!!! Tou fora.