ZTOP

Gadget do dia: Panasonic Bay Projector PJ520 para notebooks

IDF 2012: Micro projetor de apenas 9,5 mm de espessura pode ser embutido no corpo de um portátil no lugar da unidade de disco óptico.

Passeando pelo showcase da Intel no último IDF de San Francisco, dei uma passada no stand da Panasonic — ou mais exatamente da Panasonic Precision Devices — que estava apresentando sua nova unidade de disco óptico (ODD) ultrafinas para uso em Ultrabooks. Algo que pode parecer meio ultrapassado nos dias de hoje, mas que pelo que já conversamos com integradores locais ainda é um recurso muito desejado pelos consumidores em geral.

O dispositivo acima tem apenas 7 mm de espessura e foi feito sob medida para ser usado nos Ultrabooks de 18 mm de espessura, ou até menos. A previsão é que ele chegue ao mercado em 2013.

Entretanto, o que realmente me chamou a atenção nesse stand foi uma unidade meio estranha que estava em uma outra prateleira,

Que depois me foi explicado que se tratava de um projetor multimídia, modelo PJ520:

A grande sacada desse periférico é que o módulo de projeção tem a forma de uma gaveta: ele pode ser desdobrado…

… e guardado dentro do seu gabinete, que tem a mesma forma de uma leitora de disco óptico, podendo assim ocupar o mesmo espaço desse dispositivo no interior de um portátil.

Segundo a Panasonic, esse projetor utiliza um mecanismo óptico que utiliza um módulo Green SHG com três feixes de laser, capazes de projetar uma imagem de 27 polegadas a um metro de distância.

Sua luminosidade é de apenas 50 lúmens e sua resolução nativa é de 854 x 480 pixels e seu consumo máximo é de apenas 9 watts. Nada que sirva para uma palestra de auditório, mas que pode ser uma mão na roda em reuniões de negócios ou mesmo para ver um filminho no quarto do hotel.

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.