ZTOP

Gadget do dia: Nokia X7 (Symbian “Anna”)

A Nokia anunciou hoje sua primeira grande atualização no sistema operacional Symbian (até então conhecido como Symbianˆ3) com novos recursos e vai lançar dois novos aparelhos – o X7 e o E6 – já com esse novo software.

As principais mudanças no Symbian (versão PR2 codinome “Anna”) são a interface renovada, novo método de entrada de texto, incluindo um teclado virtual QWERTY horizontal (finalmente!) e divisão de tela na hora de digitar em um aplicativo. O browser foi renovado – a Nokia diz que ele tem um melhor desempenho e é mais fácil de usar. Outras funcionalidades serão adicionadas ao “Anna”, diz a Nokia – mas não agora.

O codinome “Anna” tem uma explicação: é a primeira de várias atualizações previstas para o Symbian (antes da morte, presumo – e espere upgrades com nomes B, C e D). Chuto Barbara, Cindy e Diana, e vocês?

Uma nova interface para a galeria de fotos também faz parte do upgrade, assim como uma maior integração com mensagens instantâneas no Microsoft Communicator Mobile para usuários corporativos, melhorias no software de e-mail, com suporte a pedidos de reunião e criptografia de dados via hardware. O “Anna” será lançado também para aparelhos atuais da Nokia (como N8 e E7), mas a Nokia diz que isso deve ocorrer “nos próximos meses”.

O Nokia X7 é um smartphone de “entretenimento”. Com acabamento em vidro (nosso querido Gorilla Glass) e aço inoxidável, tem uma tela capacitiva de 4 polegadas (AMOLED, resolução 640 x 360 pixels) e vem com câmera de 8 megapixels com vídeo em 720p, 8 GB de armazenamento interno e games (Galaxy on Fire HD e Asphalt 5 HD) pré-instalados. Sai neste trimestre ainda com preço estimado em 380 euros na Europa. Não vem para o Brasil.

Vendo o X7, lembrei imediatamente do X6, primeiro smartphone com tela capacitiva da Nokia. A grande questão agora – mesmo com o update pro “Anna” – é: com a morte vindoura do Symbian com a chegada do Windows Phone na Nokia (OK, é para o final do ano/2012), quem vai comprar um aparelho novo com esse sistema? Mmmm.

Já smartphone Nokia E6 é voltado para usuários corporativos: tem teclado QWERTY integrado e tela sensível ao toque (2,46 polegadas, resolução de 640 x 480 pixels – !!!) também protegida com Gorilla Glass. O E6 tem 8 GB de armazenamento interno, entrada para cartões microSD, conectividade Wi-Fi, 3G e Bluetooth, câmera de 8 megapixels com flash LED e gravação de vídeo em HD (720p). Será vendido pelo preço sugerido de 340 euros ainda neste trimestre. Sai aqui no segundo semestre.

Fotos do X7, E6 e da nova interface do Symbian Anna:

 

 

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiagones

    Como falei no post do Giz….

    O symbian está pra Nokia como o Felipe Melo está pro Dunga….

    Esse é o Felipe Melo/Symbian prometendo não bater….. de vez em quando ele dá uns bons passes e até faz umas jogadas….Mas no mais você espera que ele quebre o joelho de alguém.

    Mas a Nokia não entendeu que ela precisa de alguém mais habilidoso e que dê menos dor de cabeça (e sim que a mídia goste também…)

  • Rajiv

    Bom dia!
    Já havia assistido a vários vídeos do X7 em ação com jogos e ele é "o cara" neste quesito. Sei que a resolução de 640×360 é requisito do Symbian^3 e fico feliz que esta resolução tenha sido alcançada em telas pequenas mas bem q poderiam ter aumentado a resolução para as telas de 3,5" e 4" para aproveitarmos melhor os recursos de imagem e vídeo e também melhorar a experiência em jogos.

  • Adriano Lima

    Nokia, uma empresa dividida, quando usarem todo o potencial que possuem para fazer um novo celular, muito provavelmente será algo mágico.
    Não me importa se vem com Symbian ou Windows Phone, como usuário o que me importa é a facilidade e a praticidade do uso do software aliada a robustez do hardware.

    • cdsmaker

      Acorda!

  • Pedro

    Se fosse com android seria perfeito

  • edy

    Concordo. E espero que futuros aparelhos Nokia com WP7 não travem nunca porque usuários comuns são menos tolerantes com problemas, mesmo que simples, do que nós (gente que "fussa", atualiza, instala e reinstala e até corrige erros), aí arranha a tradição da Nokia de ter hardware bom, alias, usuários comuns nem se importam se o aparelho vem com esse ou aquele SO, mas que funcione quando ele precisa.

  • Pq a eliminação, exclusão, retirada dos flash Xenon do mercado.
    Só estou com um symbian por causa do flash xenon, mas coçando a mão por um palm pre GSM!!!

    Sobre o aparelho, qual a diferença do X7 pro N8?
    E será que vao "liberar" a Anna pra galera do N8??? Seria uma forma de agradar os fans da nokia/symbian

    • Guilherme TW

      O Anna vai sim chegar ao N8…

      a diferença do X7 para o N8 está na camera (12mp no N8) e no HDMI (que o X7 não tem).

    • mnagano

      Minha suspeita é que a lâmpada de Xenônio (com sua conhecida explosão de luz) deve consumir bem mais energia que um ou dois LEDs brancos que acende e apagam.

      Fora isso os flashes de LED podem funcionar como iluminadores para filmagens, lanternas improvisadas, etc.

      Meu celular de backup é um N82 (N95 na forma de barrinha) com flash de Xenônio. Além de não chamar a atenção da bandidagem funciona que é uma beleuza…

  • acho que a nokia deveria estar investindo tudo que tem no windows phone 7 para poder lança-lo o mais rapido possivel isso poderia ajudar na retomada da liderança!!
    e queria falar aos donos do site e não achei outro meio de comunicação, mas o feeds de vcs aparecem completo no leitor, e isso incomoda um pouco pois outros feeds só aparecem o resumo!!

  • Pingback: Nokia Oro: um C7 + ouro + safira + couro escocês — ZTOP ZTOP()

  • Pingback: Nokia anuncia primeiro Windows Phone em junho — ZTOP ZTOP()

  • Pingback: Hands-on: Nokia N9 — ZTOP ZTOP()

  • Pingback: Nokia 700: Symbian Belle e o smartphone que encolheu()

  • Pingback: Symbian Belle: pode um cachorro velho aprender novos truques?()