ZTOP

Gadget do dia: Luminária solar IKEA Sunnan

ikea_sunnan

Criado pelo designer Nicolas Cortolezzis e lançado pela sueca IKEA, a Sunnan é uma luminária “verde”que utiliza como fonte de energia duas pilhas AA que são recarregadas por meio de painéis solares montados na sua base. Assim, a Sunnan pode acumular energia com a luz disponível durante o dia e usá-la à noite.

Segundo a empresa, suas baterias de 1,2 V levam de 9 a 12 horas para carregarem completamente em dias de sol e um pouco mais em dias nublados.  Depois disso, ela é capaz de fornecer luz por aproximadamente 4 horas. Sua lâmpada a base de LEDs gera no máximo 400~500 Lux a plena carga, caindo para uns 300 Lux com a bateria fraca.

Uma grande sacada desse produto é que o conjunto da bateria/painel solar pode ser removido da sua base, permitindo assim que o mesmo possa ser deixado em algum local bem mais iluminado .

O produto pode ser encontrado no site da empresa pela bagatela de US$ 19,90.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Peter

    O legal de tudo é q elas se “recarrefam” sozinhas! 😀