ZTOP

Gadget do dia: Hitachi CP-A100

Num mercado dominado pela mesmice em design, o projetor LCD CP-A100 da Hitachi faz parte de uma das poucas linhas de produtos a oferecer uma abordagem diferente em termos de projeção de imagem.

Ao contrário dos outros modelos que funcionam mais ou menos como um projetor de slides, o CP-A100 utiliza um espelho de geometria complexa, capaz de “distorcer” a imagem de um jeito que ela apareça corretamente na tela de projeção mesmo com o aparelho posicionado a poucos centí­metros na tela. A ilusão de óptica lembra vagamente aqueles anúncios que vemos ao lado das traves do gol nas transmissões de jogos de futebol.

Segundo a empresa, o CP-A100 é capaz de produzir imagens de 115,2 x 91,5 cm (48”x36”) com o aparelho a menos de 0,5 m de distância da tela. Outra vantagem desse sistema é que, com o projetor tão perto da tela, o apresentador pode se movimentar por trás do projetor de modo que ele não “se funde” com a imagem:

Ao contrário do exemplo abaixo:

O preço sugerido para o usuário final é de US$ 4.205 e já pode ser encontrado no Brasil aqui.

Henrique comenta: esse é o mesmo projetor que eu vi no Japão ano passado durante a CEATEC. Funciona de perto mesmo!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.