ZTOP

Gadget do dia: Takara Tomy Ghost Mental Arithmetic Trainer

Calculadora “invertida” ensina crianças a calcular mentalmente operações com números de até dois dígitos.

A idéia de usar dispositivos eletrônicos como instrumento didático para ensinar matemática para crianças não é novidade. Até no Brasil, por volta dos anos 1970~80, tivemos algo desse tipo como o Professor Corujinha da Texas Instruments ou o Professor Dismaquinho da Dismac. Eles eram o que podemos chamar de “calculadora invertida”: em vez de resolver uma expressão matemática, elas propunham uma — digamos, “10 +5 = ?” — e desafiava o usuário a resolvê-la.

O interessante é que em pleno século 21, a fabricante de brinquedos favorito deste ZTOP — a Takara Tomy — anunciou no mês passado durante o Tokyo Toy Show 2013 o Ghost Mental Arithmetic Trainer ( ゴースト暗算トレーナー), uma calculadora invertida que ensina/treina crianças a fazerem contas de cabeça envolvendo números de até dois dígitos.

Ghost mental arithmetic anuncio

Essa engenhoca foi inspirada no “Ghost Anzan”, uma metodologia inventada pelo professor Kuniaki Iwanami da Universidade de Tóquio (o figura acima de terno azul) que utiliza um curioso diagrama na forma de peixinho para fazer contas. Ele acredita tanto no potencial dessa idéia que até abriu uma empresa própria para desenvolver produtos baseados no seu método.

No YouTube existe um vídeo onde Iwanami explica pessoalmente a sua criação (e como diria Joel Santana, sorri rapeize… nou legenda em portuguese):

Como podemos ver, a idéia por trás do peixinho é de organizar as idéias (ou os resultados parciais da conta) de um modo diferente do que costumamos fazer no papel. No exemplo abaixo, podemos ver que o número 4 da resposta final (ou mais exatamente a casa da unidade) é isolada no “rabinho” do peixe, ficando no corpo a última parte do cálculo (42 +1).

Clique para ampliar

Já nas contas com dois números de dois dígitos são necessários dois “peixinhos”:

Clique para ampliar

Para mim, isso faz muito sentido numa sociedade como a nossa onde as pessoas estão cada vez mais acostumadas a lidar com informações visuais do que apenas escritas.

Assim o Ghost Mental Arithmetic Trainer da Takara Tomy reproduz na sua telinha LCD as mesmas operações que o estudante faria no papel, permitindo assim que ele treine esse método de maneira simples e ágil a qualquer hora e em qualquer lugar. E para aumentar a diversão ele possui dois modos de uso: treino e desafio.

Ghost mental arithmetic tela

A calculadora mede 15,0 x 18,0 × 2,5 cm (LxAxP), é alimentada por duas pilhas CR2032 e estará disponível nas cores amarelo e branco. Ela é indicada para crianças a partir dos 8 anos ou até adultos/idosos que desejam exercitar o seu cérebro.

Ghost mental arithmetic calculator cor

O produto chega as lojas japonesas em meados de agosto de 2013 pelo preço sugerido de 2.625 ienes (~ R$ 62) mas já pode ser encomendado com desconto em sites on-line como o Amazon.co.jp.

Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.