Gadget do dia: Ford New Fiesta Hatch 2012 (com Microsoft Sync)
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Gadget do dia: Ford New Fiesta Hatch 2012 (com Microsoft Sync)

Gadget do dia: Ford New Fiesta Hatch 2012 (com Microsoft Sync)

RESUMO

O Ford New Fiesta Hatch 2012 é o primeiro veículo intermediário da fabricante norte-americana (eles dizem que é um “carro compacto do segmento B”, em veiculês técnico) a vir com tecnologia Microsoft Sync e outros mimos high-tech já de fábrica.

O Ford New Fiesta Hatch 2012 é o primeiro veículo intermediário da fabricante norte-americana (eles dizem que é um “carro compacto do segmento B”, em veiculês técnico) a vir com tecnologia Microsoft Sync já em português (yay!) e outros mimos high-tech de fábrica.

Iiih, como assim o gadget do dia é um… carro?  Bem, é o gadget mais caro (acredito) a aparecer por aqui até então e que toma proveito de outros gadgets seus – mais notadamente, o smartphone. E “fala” com você.

Além do Microsoft Sync, presente até então nos veículos topo de linha da Ford (como Edge e Fusion, com outros recursos mais avançados), o New Fiesta 2012 tem alguns detalhes bacanas como um friso com LEDs abaixo do farol para diferenciar o carro.

Pintura metálica (esse é o “Vermelho Córdoba” – e um parabéns pra quem inventa cores de carros, esmaltes e operações da Polícia Federal)

Outra opção de cor (são oito) é o “Vermelho Arizona”. Uma geral do veículo para dar uma ideia:

O New Fiesta, fabricado no México com algumas partes feitas no Brasil (como o motor, por exemplo), é um “carro global” da Ford, com o mesmo modelo sendo vendido nos EUA, Américas e Europa, com pequenos detalhes mínimos entre um país e outro.

Rodas de liga leve (15″) e pisca-alerta nos espelhos (que têm aquecedor embutido para desembaçar).

E um porta-malas de 290 litros:

A parte tecnológica mesmo fica no painel e em controles no volante.

Vale notar que o botão “Sirius” aí no painel central não serve pra nada (é rádio via satélite disponível nos Estados Unidos) e não dá para usar o console numérico do lado direito como discador do telefone. Na verdade, na verdade, dá para usar comandos de voz em português para quase tudo: mandar SMS, controlar músicas, telefonar para pessoas, responder automaticamente a ligações.

À primeira vista – e mexida, como foi meu caso na tarde de ontem -, o número de botões e comandos parece ameaçador. Não é: questão de costume. O que precisa ter mesmo é o Bluetooth habilitado no celular para realizar as funções principais – e a própria Ford diz que nem todos os aparelhos funcionam para todos os recursos. Exemplos? iPhones e BlackBerries não permitem envio de SMS. Vale consultar a Ford se o smartphone é compatível.

Alguns comandos estão no volante…

E outros, nas manivelas atrás deles (como o botão de “falar”). Pressione e o carro conversa com você com “voz da moça do Google

O New Fiesta 2012 tem ainda porta USB, entrada auxiliar de áudio (cabo 3,5 mm) e carregador 12V convencional. Tanto USB como auxiliar de áudio se integram ao sistema do carro.

E essa é a interface do Microsoft Sync no New Fiesta 2012. A Ford foi responsável pela adaptação do áudio – e dos sotaques regionais brasileiros – ao português. Como disse antes, é questão mais de treino do que de dificuldade de uso. A interface geral me lembra o velho e bom Symbian em versão bastante antiga 🙂

A primeira coisa a fazer é parear o smartphone com o veículo. Saiu do carro durante uma ligação no viva-voz? O Sync transfere automaticamente a ligação para o telefone, e vice-versa.

O Sync também sincroniza (duh!) a agenda de contatos com o telefone, mas não armazena dados no veículo.

Ainda como detalhe, o painel de 4″ mostra itens como nível de bateria do telefone e sinal da operadora.

Além do básico – gerenciar ligações – o Sync do New Fiesta permite controlar músicas, até escolher títulos pelo nome (e funciona!).

Uma demo oficial (fiz vídeos também, mas a conexão aqui tá difícil para upload…) do sistema funcionando. Fala se não é “a moça do Google?”

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ciG0H2UjM4Q&feature=youtu.be]

Finalmente, o New Fiesta vem em outras cores também – e essa abaixo, em foto de divulgação, é a minha favorita (“Verde Coimbra”).

Outra de divulgação mostra o motor Sigma 1.6 Flex.

E, claro, os preços sugeridos para o lançamento do New Fiesta Hatch 2012. Serão três modelos, sendo os dois mais caros já com Sync instalado. Para a versão Sedan 2012, a Ford diz que os modelos custam R$ 2.000 a mais sobre o preço sugerido.

Vale comprar um carro desses? Eu não dirijo (atualmente, por estar com a carta… vencida!), e acredito que mais carros na rua significam mais trânsito todo dia em megalópolis como São Paulo. O Ford New Fiesta Hatch 2012 tem alguns elementos que me atraem (design incrível fora do padrão sabonete da maioria dos carros novos, tecnologias de redução de consumo de combustível, um monte de airbags e sistemas de segurança e proteção do motorista e passageiros) e o fator tecnologia é bem interessante. Não é a tecnologia topo de linha, como já presente em outros carros da Ford, mas já oferece itens bem amigáveis (e que devem ajudar a impressionar as garotas, se você for solteiro). Se seu bolso pode, o veículo começa a ser vendido ainda este mês.

Disclaimer: ZTOP viajou ao Uruguai a convite da Ford. Todas as opiniões aqui são nossas.

 

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • Adorei Henrique. Finalmente uma matéria sobre carros gostosa de se ler! Até meu namorado, que não gosta muito de carros, ficou interessado. Incrível!

  • Rachei de rir aqui do parabéns pra quem inventa estes nomes! – Muito bom, esse povo merece mesmo parabéns. É muita criatividade, acho até que os caras ganham só pra isso…

  • Pena que não tem versão automática, se tivesse estaria em 1º lugar em minha compra.

  • @Sigma7, tá vindo o novo Focus por aí. Se Jah quiser, com câmbio automático de 6 marchas…

  • É um carro que vem com um serviço da Microsoft que conversa com meu smartphone (dumphone tbm?) e que tem cores com nomes de cidades e, pra melhorar ainda mais, o motor se chama SIGMA? Só faltou o comercial da versão norte-americana (com zumbis) pra ser o carro mais nerd da história.

    Nerd abastado, o que não é meu caso.

    🙁

  • carro legal. Mais legal o sistema da MS, que deve ter demorado uma decada para chegar ai BR.

    [chato mode in]

    um carro mundial servira pra mostrar – mais uma vez – como pagamos caro por carros,

    e as fabricantes nacionais ainda choram pro governo, que ao inves de baixar os impostos dos nacionais, eleva o dos importados

    [/]

  • eu chamo de custo-otario-brasil…

    aplicado a carros, eletronicos, videogames e afins…

  • Sem câmbio automático ?
    (para quem diz que não gosta de câmbio automático, sugiro pegar a marginal Tietê numa sexta-feira as 18:00 hs)

  • New Fiesta, na versão TOP DE LINHA no USA custa US$ 18,295 (sem impostos) !! O preço final deve ficar em torno de R$ 40.000,00 a R$ 45.000,00 no máximo !!
    Aqui a versão de entrada custa quase R$ 50.000,00 !!

    Chega de exploração !!!!!

    Acessem e participem: http://www.facebook.com/groups/109560895806100/

  • […] … além de ter acesso a algumas funções úteis como recuperar chamadas, acessar sua listas de contatos etc. Infelizmente, esse sistema não mostra mensagens de SMS. Lembra um pouco o que a Ford fez com o New Fiesta Hatch. […]

  • Eu acabei de adquirir um modelo Catelogo 3 e estou contente com a performance do veiculo.

    Abço

  • Acabei de comprar um New Fiesta topo de linha. O carro é muito lindo, não passa desapercebido pelas ruas. O Sync é muito bom, me divirto muito. Só tô penando com as ruas de onde eu moro (Marabá-PA). Elas são muito "enburacadas" e o new é muito baixo. Mas tirando esse detalhe, tô gostando muito!

  • Parabens pela reportagem eu comprei um new fiesta top com tudo ,eu não consigo trocar a musica do usb pela vos somente manualmente ,ela dis que não esta configurado o sistema para essa operação ,mas para fazer ligação esta normal ,voçe saberia com proceder como sync,espero uma resposta , Obrigado pela atenção (ou algum pagina na internete que ensine os proçedimentos) Abraços Enio