ZTOP

Gadget do dia: Coris Fue Ramune

Com o lema de que um doce não deveria ser apenas um “doce”, a Coris é uma empresa japonesa fundada em 1948 com uma linha de produtos até que modesta — gomas e balas. O interessante, porém, é que ela investe na criatividade de seus produtos e um bom exemplo é o Fue Ramune, uma espécie de pastilha com sabores de frutas que também funciona como apito.

À primeira vista, o Fue Ramune não difere muito de outras balas furadas, como a Life Saver da americana Wrigley. Entretanto, ao soprar pelo seu furo, a bala japonesa emite um som agudo como num apito (daí o nome “Fue”).

Isso é possivel porque essa bala não é maciça e sim formada por duas metades côncavas que, quando reunidas, formam uma espécie de câmara de ressonância no seu interior. Fiz um corte numa delas para termos uma visão mais clara desse design:

O legal é que essa idéia realmente faz com que esse doce funcione como um brinquedo. Entretanto pode se ter a impressão de que estamos comprando menos bala do que esperávamos já que ela está literalmente cheia de vento.

Henrique comenta: Mario, hands-on com a bala! queremos um vídeo com você assoprando a ramune 😉

Nagano responde: Craro, craro… como se minha imagem já não fosse ruim o bastante sem ter que pagar esse mico.

Com relação ao sabor nada de excepcional para um confeito japonês — sabor agradável, não muito forte e levemente macio — ao contrário do Life Saver, que mais parece uma pastilha de vidro. A embalagem diz que essa bala tem sabor de refrigerante Ramune, mas não achei isso.

Infelizmente não podemos dizer o mesmo do “brinquedo surpresa” incluso no pacote. Para mim, a única surpresa é que o brinquedo é um saco!!! Já vi coisa melhor espetada em sorvete de maria-mole.

O Fue Ramune pode ser encontrado nas mercearias de produtos orientais lá no bairro da Liberdade, perto do centro de São Paulo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Pingback: Tweets that mention Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Gadget do dia: Coris Fue Ramune -- Topsy.com()

  • DINO

    porque "Gadget"???

    • Baseado no Random House Dictionary, © Random House, Inc. 2010.

      gadg·et
         /ˈgædʒɪt/ Show Spelled[gaj-it] Show IPA
      –noun
      a mechanical contrivance or device; any ingenious article.

      Origin:
      1850–55; orig. uncert.; cf. F gâchette the catch of a lock, sear of a gunlock

      —Related forms
      gadg·et·y  /ˈgædʒɪti/ Show Spelled[gaj-i-tee] Show IPA, adjective

      —Synonyms
      contraption; whatsis, doohickey, thingamajig.

      No Brasil poderiamos traduzir "gadget" como dispositivo, engenhoca, traquitana, etc. que não precisa ser necessariamente eletrônico.

  • Anderson Costa

    Mário, cadê o video???? Faltou o vídeo, COM VOCÊ fazendo teste com o apito!!!

    • Sorry people, acabei de derrubar minhan filmadora no chão…

  • Por isso que eu amo a Liberdade =D

    Mas essa eu não conhecia! Também queria ver um vídeo com o apito!

  • Débora Domingues

    Fico aguardando anciosa um video do Mario Nagano chupando e assoprando a bala.

  • Faltou o preço…

  • Débora Domingues

    Uptade: Comprei por 2,50 no Bairro da Liberdade, na rua Galvão Bueno existem dois bons mercados que vendem esta deliciosa balinha…pois é…deveria ter comprado mais, fez sucesso lá em casa e realmente, o brinquedinho eu trocaria por mais balinhas no pacote.
    Aproveito e pergunto: Será que a propaganda do ZUMO Blog para o Calpis resultou no desaparecimento deles pelo Bairro da Liberdade?