ZTOP

Gadget do dia: CF PhotoFast CR-7200 com RAID 0

photofast_cr200_x4a

A idéia é, no mínimo interessante: pegue diversos cartões Micro-SDHC e monte-os em RAID-0 dentro de um cartão CompactFlash Tipo II. O resultado é o CR-7200 da PhotoFast,  mesma fabricante do G-Monster-eSATA.

Uma das grandes sacadas dessa engenhoca é que o usuário pode instalar de um até quatro cartões Micro SD ou SDHC (idênticos) de sua preferência, que podem ser de 1 GB, 2 GB, 4 GB, 16 GB ou até 64 GB (!) que se combinam suas capacidades num grande disco em RAID-0 (stripping), de modo que ele é mais uma solução de maior capacidade e desempenho — taxa de leitura de até 80 MB/s e gravação de até 40 MB/ s — do que segurança propriamente dita como o RAID-1 (espelhamento).

Ao contrário do que mostra foto acima, todos os cartões Micro-SD ficam do lado oposto do seu conector CF e que, por causa disso, o cartão segue o padrão CF tipo II que é ligeiramente mais alto (0,5 cm) que os cartões CF mais comuns do tipo I. Para quem não mais se lembra, essa altura é a mesma dos microdrives CF da IBM/Hitachi. Segundo a empresa, o CR-7200 também pode ser usado como um disco rígido convencional de 2,5″ com o uso de um adaptador apropriado oferecido pela empresa como o PhotoFast CR-7500. Mais informações aqui.

photofast_cr7200

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Próximo post:

Post anterior: