ZTOP

Gadget do dia: Câmera LOMO LC-Wide

Passadas quase três décadas desde o seu surgimento no paraíso do proletariado e ser salva do esquecimento pelos capitalistas reacionários da Sociedade Lomográfica, a câmera LOMO Kompakt Automat ganha uma nova versão, agora com lente super grande angular.

A LOMO LC-A original vinha equipada com uma lente Minitar 32 mm/f2.8, tecnicamente uma meia-grande angular de uso geral muito usada em câmeras amadoras de lente fixa.

Já a nova LOMO LC-Wide vem com a Minigon 1 de 17 mm/f4.5, uma ultra-grande angular com ângulo de visão de 103 graus (contra 63 graus da Minitar), o que torna essa câmera particularmente interessante para fotografar paisagens, grandes grupos, interiores apertados e até retratos com resultados bastante dramáticos. Sua grande profundidade de campo faz com que qualquer coisa a partir de 90 cm até o infinito esteja sempre em foco o que explica porque seu ajuste de foco possui apenas duas posições: de 0,4~0,9 m e 0,9 m~infinito.

Fora isso suas características técnicas não mudaram muito: disparador eletromecânico de “ninguém sabe quanto tempo”  até 1/500 segundos, controlado por um foto-sensor (que faz o que dá na telha dela) montado à direita do visor, com ajuste de sensibilidade de ASA 100 até ASA 1600 o que garante aquelas imagens imprevisíveis que são marca registrada da LOMO.

Ele utiliza o filme 135 padrão, de 35 mm…

… mas seu tamanho de quadro pode ser ajustado para três formatos: o tradicional quadro cheio (Full Frame — FF) de 24 x 36 mm, meio quadro (Half FrameHF) de 17 x 24 mm e o curioso formato quadrado (SquareS) de 24 x 24 mm. No caso do meio-quadro e do quadrado é necessário mexer nos controles existentes na base da máquina e instalar uma máscara do formato desejado no seu interior da câmera e que já acompanha o produto. Quando puxamos o botão MX para a esquerda é possível rearmar o disparador sem avançar o filme, permitindo assim fazer duas ou mais exposições no mesmo fotograma. Apesar do fim da União Soviética, a câmera ainda é fabricada por laboriosos trabalhadores comunistas, só que agora eles ficam na República Popular da China.

No topo vemos a sapata de flash e o seu grande botão disparador conta com rosca para cabo disparador mecânico. A LC-Wide mede 10,8 x 6,8 x 4,4 cm (LxAxP) e 220 gramas de peso (sem as baterias).

A câmera está a venda na Europa pela bagatela de 349 Euros (~ R$ 809). Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Para aqueles fotógrafos mal acostumados com a tecnologia digital e que não aguentam esperar as fotos voltarem do minilab, a Sociedade Lomográfica oferece o LC-A Instant Back+, um curioso acessório para LOMO LC-A que permite adaptá-la para tirar fotos instantâneas usando o mesmo filme das câmeras Instax da Fuji.

Como ela foi feita para trabalhar com a LC-A original, é preciso utilizar mais um acessório, 0 LC-Wide Instant Kit formado por uma lente complementar Minigon e um visor externo:

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.