ZTOP

Gadget do dia: Camcorder 3D Panasonic

Doida para vender seus televisores 3D e sair na frente da concorrência, a fabricante japonesa famosa pelas ótimas telas de plasma mostrou um conjunto de lentes que transforma suas camcorders topo de linha em genuínas filmadoras 3D.

A Panasonic não é boba. Em guerra no Japão pelo domínio do reino dos televisores 3D, que também é perseguido pela Sony, a empresa fez um lance inteligente: em vez de lançar uma camcorder nova, ela lançou um conversor 3D para suas filmadoras.

O conversor VW-CLT1 é bem simples. Trata-se de um conjunto de lentes estereoscópicas que se encaixa nas camcorders HDC-TM750/650.

Como ambas conseguem gravar a 60 quadros por segundo, a gravação pode ser 3D. As camcorders vêm equipadas com 3 sensores MOS de alta definição. A tecnologia MOS é a mesma usada nas Lumix GH1.

Um botãozinho escondido na parte superior controla o eixo óptico.

No visor da camcorder, ao efeito 3D não é visível, mas quando o vídeo é exibido em uma TV 3D, o efeito estereoscópico é percebido.

As fotos são do blog japonês AV Watch.

No ocidente, a camcorder será vendida como HDC-SDT750 e virá com o conversor 3D na caixa. Ela chega às lojas em outubro por US$ 1.400.

Nagano comenta: Fico pensando como funcionaria esse acessório, já que com duas lentes lado a lado das duas uma: ou esse adaptador possui alguma tecnologia que permite alternar a captura da imagem vinda de cada lente pelo sensor (resultando assim numa imagem em 3D full-frame) ou o sensor é dividido ao meio para capturar as duas imagem das lentes ao mesmo tempo como ocorria no passado com os spliters para câmeras 35 mm que nada mais eram que um conjunto de espelhos que capturavam duas imagens levemente separadas juntando ambas (lado a lado) num fotograma de filme 135. Eu temho um kit desses fabricado pela Pentax para sua lente normal de 50 mm, formado pelo splitter propriamente dito (à direita) e seu respectivo visor.

O resultado final era meio estranho já que a imagem tinha um formato retangular 18 x 24 mm (LxA) como numa foto de documento.

A boa notícia é que poderemos ver contato com essa câmera em cores e ao vivo em breve, já que a Panasonic prometeu mostrar essa camcorder durante a próxima edição do  Photo Image Brasil 2010.