ZTOP

Gadget do dia: Adaptadores Transcend TS-PDU3 e TS-PNU3 para USB 3.0

Mais conhecida pela sua linha de cartões e leitores de memória Flash, a Transcend traz para o Brasil seus primeiros adaptadores USB 3.0 para desktops e portáteis.

O TS-PDU3 (D de desktop) é um cartão PCI Express x1 v2.0 equipado com duas portas USB 3.0 (retrocompatíveis com os padrões 2.0 e 1.0) e que, como outras soluções que vimos no passado, também vem equipado com um chipset NEC D720200AF1.

Um detalhe que nos chamou a atenção nesse cartão é que ele vem equipado com um conector de energia padrão de quatro pinos que deve ser ligado diretamente na fonte do PC. Segundo o fabricante, cada porta USB pode fornecer até 5 volts x 900 mA e a taxa de transferência pode variar de 1,5 MB/s até 5 GB/s.

Já o TS-PNU3 (N de notebook) segue o padrão ExpressCard /34, cujas especificações são praticamente as mesmas do modelo PCIe, o que também uma entrada de força energia adicional que nesse caso deve ser fornecido por uma porta USB livre. Um cabo adaptador já acompanha o pacote…

… e o resultado final é mais ou menos este:

Em ambos os casos, também acompanha os produtos um mini-CD com drivers para Windows 7, Vista e XP…

… que funcionam tanto no TS-PDU3 quanto no TS-PNU3:

Segundo a Transcend esses adaptadores devem chegar ao mercado ainda neste mês (abril/2011) pelas mãos das distribuidoras Controle.net e All Nations. O preço sugerido para o usuário final ainda não foi divulgado.

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • henrique9469

    No meu note, a entrada de disco é por fenda… não vai dar… Tem alternativa?

  • Rogerio0991

    Meu notebook não tem entrada para ExpressCard

  • @nelson_integra

    E o desempenho?

    • mnagano

      Infelizmente, como a gente não tinha nada pra ligar nessas placas eu não tenho a mínima ideia. Mas ela não deve ser diferente de outras implementações de USB 3.0 com o chip da NEC,

      By the way, é por isso que este é um Gadget do Dia e não um Review.

  • dflopes

    Poxa, será que existe a necessidade desse cabo pendurado na USB???

    Fica tão feio e pouco funcional, pois precisa levar a plca e não esquecer do cabo (além do do mouse, do modem 3G, etc)

    Agora é só esperar os produtos com USB3.0