ZTOP

Gadget do dia: Western Digital My Net Switch

WD_MyNet_switch_intro

Equipado com oito portas Gigabit Ethernet, o switch de rede da Western Digital foi projetado especificamente para uso e aplicações domésticas, como Netflix, Skype e YouTube.

Já faz algum tempo que temos visto fabricantes de discos externos colocando tudo quanto é recurso mirabolante para agregar valor aos seus produtos, foi assim com os discos de NAS, os servidores de mídia e mais recentemente com os discos que compartilham seu conteúdo na internet (o chamado personal Cloud) ou localmente para tablets e smartphones via Wi-Fi. Mas para mim, o exemplo mais curioso é o da Western Digital, que até lança produtos que nem vêm com HD integrado, algo por sinal que já vimos no passado com o WD Livewire Powerline AV Network Kit.

Desta vez é o caso do Western Digital My Net Switch (WDBJVC0000NCH-NESN), um switch de rede equipado com oito portas Gigabit Ethernet especialmente voltado para uso doméstico. Vale lembrar que portas Gigabit Ethernet são mais comuns no mundo corporativo.

Mas como assim? Uma das grandes sacadas desse switch é que, além das suas portas de rede serem 10x mais velozes (10/100/1.000 mbps) que as normalmente encontradas nos roteadores de uso doméstico (10/100 mbps), o My Net incorpora um sistema simples e intuitivo de garantir que equipamentos que rodem aplicativos como Netflix, Skype, YouTube ou Xbox Live — que demandam um fluxo de dados mais constante para “não engasgar” —  tenham prioridade sobre outros menos fominhas.

Assim equipamentos como Smart TVs, blu-ray players e videogames podem ser ligados nas portas “HIGH”, enquanto que os PCs vão nas portas “MID” e periféricos de uso menos intenso como netbooks ou impressoras podem ser ligados nas portas “LOW”.

Fora isso, o My Net Switch é capaz de baixar automaticamente a voltagem das portas livres (poupando assim energia), além de ser totalmente plug-and-play ou seja, basta tirá-lo da caixa e ligá-lo na tomada que ele está pronto para uso.

O preço sugerido desse produto é de US$ 70 nos EUA. Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Fora isso, a Western Digital anunciou recentemente uma nova linha de roteadores My Net, também voltados para uso doméstico e otimizados para aplicações de mídia, como streaming de vídeo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.