ZTOP

Gadget do dia: VIA APC (o PC Android de 49 dólares)

VIA_APC_banana

Com apenas US$ 49, dá para comprar a nova plataforma de PC de baixo custo da Via Technologies. Batizada de APC (Android PC) que, como o próprio nome sugere, permite a montagem de um computador capaz de rodar Android:

Medindo apenas 17 x 8,5 cm (LxP), essa placa — modelo APC 8750 — segue o novo padrão de formato NEO-ITX que é, na prática, meia placa Mini-ITX.

A grande vantagem disso é que ela pode ser montada em qualquer gabinete compatível com Mini-ITX ou até mesmo Micro-ATX. A placa consome apenas 4 watts quando parada e 13,5 watts com carga máxima de trabalho, o que a VIA afirma ser dez vezes menos que o consumido por um PC normal.

Segundo a empresa, essa plataforma é baseda no processador Wonder Media WM8750 de 800 MHz, um SOC (System On a Chip) construído ao redor de um núcleo de processamento ARM 11, baixando assim o número de componentes necessário para a sua montagem e, consequentemente, o seu preço.

Fora isso, essa placa conta com 512 MB de memória DDR3, 2 GB de memória Flash, suporte para gráficos 2D/3D e vídeo em HD 720p, porta de rede Fast Ethernet, quatro USB 2.0, slot Micro-SD, portas de som, saídas SVGA e HDMI e entrada para fonte externa de 15 watts. Ela já vem com a versão 2.3 do Android pré-instalada de fábrica e configurada para trabalhar com mouse e teclado.

 

Segundo a fabricante, à medida que muitas aplicações de processamento intensivo ou que acesse grandes quantidades de dados vão para a nuvem, abre-se uma janela de oportunidade onde PCs simples e de baixo custo capazes apenas de acessar a internet sejam tão úteis quanto computadores mais caros. De fato, eles até definem o APC como uma “bicicleta para a sua mente”, que permitirá que “mais e mais as pessoas explorem o vasto universo digital” até descobrirem que podem fazer isso mais rápido com um carro. >;-)

Fora isso, essa plataforma pode ser uma oportunidade interessante para que entusiastas e desenvolvedores tirem proveito dessas características de baixo custo e menor consumo para criar novos produtos e serviços como terminais de consulta, reprodutores de mídia e até telecentros.

A previsão é que o produto comece a ser distribuído a partir de julho. Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Ismael

    Pois é, que viagem esse marketing da mente pedalante, haue.

    Falharam em dar as especificações da banana. Seria uma caturra, ou duas nanicas :).

    Será que chega aqui no Brasil ?

    E se chegar, será que algum fabricante se sensibiliza a fornecer gabinete? È brabo de achar menor que os tradicionais.

  • Ismael

    O link está errado ou o servidor foi pro espaço mesmo.

    • mnagano

      Sim esse link está meio estranho.

  • http://erlantz.net Fernando

    O link é este mesmo, ontem tava funcionando.

  • lucianosilveira

    Estranho, vi no Guia do Hardware falando que era um ARM 11 e não um Cortex A9. Acredito que se fosse o A9 ele teria capacidade de decodificar em 1080.
    http://www.hardware.com.br/noticias/2012-05/via-a

  • Pedro

    Queria ver o ubuntu nisso ai ! seria legal pra usar em um como um pc só para internet

  • Vagner Ligeirinho

    O interessante é pensar que com esta placa, seria possível até montar uma televisão com ela.

    Gosto destas coisas, pena não ter condições para brincar com elas :)

  • Pingback: - Loja do Telemóvel

  • http://www.pudim.com.br Xtian Xultz

    Muito legal, com certeza até o ano que vem chega no Brasil, custando uns US$250

  • ezequiel

    MUito legal,mas a versão do Android deixou a desejar

  • http://www.facebook.com/HeDC.MarceloDC.Desenvolvedor HeDC.Desenvolvedor

    No mínimo deveriam colocar o conector de alimentação 180° p/ cima para facilitar a fonte interna sem gambis. Fonte externa é MUITA TOSQUICE em aparelho que não é na categoria móvel.

    • mnagano

      Se você olhar na vista de cima da placa no canto superior direito, você vai notar a existência de um conector branco de quatro pinos "DC_IN2" que me parece ser a mesma usada nas fontes ATX para alimentar o processador (+12 volts).

  • fga100

    Uhuu!!!
    Meu Raspberry Pi chega em 3 semanas

  • http://pdabr.com dflopes

    depois que perdi a oportunidade de comprar um RpBerry PI,
    queria saber onde compro uma dessas…

    E tb comprei o Pebble via kickstarter: http://www.kickstarter.com/projects/597507018/peb

  • http://slegin.tumblr.com Guilhacerda

    Será que chega aqui por menos de 180 reais?

  • http://avbalves.blogspot.com Arllen Alves

    Android vai limitar muito o uso deste SoC. Um Linux vai oferecer maiores possibilidades e recursos ao usuário. Navegação na internet, recursos multimídia, compartilhamentos, configurações mais específicas a nível de usuário, acesso remoto facilitado, programas mais completos e complexos, enfim, serão N vantagens. Basta rodar um LXDE + OpenBOX.

    • Rodrigo H.

      Acho que o XBMC rodando nele ficaria legal também. Só deveria ter um jeito de acessar, pelo menu do XBMC, lançadores dos programas, como firefox, chrome, etc.

  • Pingback: Android4ever - Há espaço e, mais importante, demanda para os PCs do tamanho de pen drives? - Android4ever