ZTOP

Números enormes: câmera Samsung NX Mini

Em mais uma tentativa de mudar alguma coisa no mercado de câmeras fotográficas, a Samsung encolheu ainda mais as câmeras de 3a geração (portáteis com lentes intercambiáveis) com a nova linha NX Mini, anunciada hoje em Seul. É uma máquina de bolso com 2,2 cm de espessura que troca lentes (e isso tem seu preço).

Primeiro, o básico: a Samsung NX Mini é uma câmera com sensor de 1″ com resolução máxima de 20,5 megapixels (1″) capaz de gravar imagens em formatos JPEG e RAW e com conectividade NFC e Wi-Fi integradas.

A câmera traz ainda uma tela traseira de 3″ sensível ao toque que se levanta para permitir tirar selfies com maior confiança ou, como a Samsung diz, wefies (=selfies com 2 ou mais pessoas), com direito a disparo dois segundos após o fotógrafo piscar os olhos (estão chamando isso de “wink shot”).

Virá em cinco cores: branco, verde, preto, rosa e marrom.

Main 1 NX mini

A parte mais interessante é, claro, a questão das lentes intercambiáveis. Apesar de ser parte da linha NX, as lentes usadas pela NX Mini têm tamanho de encaixe reduzido por conta do tamanho menor da câmera (110.4 x 61.9 x 22.5mm) e, caso o consumidor já tenha algum dos modelo da família NX com outras 15 lentes disponíveis, será preciso usar um adaptador para o novo modelo.

A Samsung anunciou três lentes para a NX Mini: uma fixa “ultrafina” de 9 mm/f3.5 , um zoom 9-27mm f3.4-5.6 com estabilização óptica de imagem e outra fixa de 17 mm f1.8 também com estabilização óptica. A Samsung não falou nada sobre preço ou data de lançamento.

NX mini_White 1 NX mini_White 2 NX mini_White 3 NX mini_White 4 NX mini_White 5 NX mini_White 6 NX mini_White 7
NX mini_White 8

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin