ZTOP

Gadget do dia: ADATA UD320 USB OTG Flash Drive

Novo memory key pode ser plugado em qualquer smartphone ou tablet Android com suporte para USB OTG, facilitando assim a transferência e backup de dados.

Da série “como é que ninguém pensou nisso antes?” o UD320 OTG da ADATA poderia ser mais um memory key besta brigando pra se diferenciar num mercado estigmatizado pelo “mais do mesmo” se não fosse pelo fato dele ser realmente diferente — ou seja — ele é o primeiro modelo da casa a vir equipado com um conector USB Micro, permitindo assim que ele possa ser conectado diretamente num smartphone ou tablet compatível com a tecnologia USB OTG sem o uso de um cabo adaptador (uia!).

UD320_produto

Ele na verdade é formado por duas partes: Um memory key do tipo “nano” (à direita) equipado com um plug USB padrão que se encaixa num adaptador USB OTG micro que forma o corpo principal do dispositivo. A grande sacada dessa solução é que ela facilita a cópia/transferência de dados entre um PC e um dispositivo móvel de maneira simples, rápida e direta, sem o uso de cabos ou conexões sem fio como Wi-Fi ou bluetooth. Fora isso, o UD320 também pode ser usado para fazer um backup de dados do SmartPhone/Tablet, especialmente naqueles modelos que não dispõe de slot para cartão de memória Flash.

UD320_adaptador2

Esse conceito modular também permite que o UD320 possa ser usado como um memory key convencional porém com a vantagem de ser menor e mais discreto. E por ser compatível com a tecnologia OTG, acredito que o adaptador também possa ser usado para conectar outros dispositivos USB com mouse, teclado, adaptador de rede, etc. o que agrega ainda mais valor a esse produto.

UD320_aplicacoes

Disponível nas versões de 16 GB (preço sugerido R$ 75) e 64 GB (R$ 125) e estará disponível em breve nas revendas e distribuidores da marca. A empresa recomenda o seu uso em dispositivos com Android versão 4.1 ou superior. Porém, vale a pena ressaltar que nem todos os fabricantes de smartphones/tablets disponibilizam suporte para USB/OTG em seus produtos, o que para nós foi sempre um grande mistééério.

Mais informações (incluindo uma lista parcial de equipamentos compatíveis com USB OTG) pode ser encontrada aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.