ZTOP

Fujitsu Siemens e o monitor “zero-watt”

Monitor Fujitsu-Siemens

Não, não é um monitor movido a vela ou forças sobrenaturais. A Fujitsu Siemens anunciou hoje que começa a vender no verão europeu um novo monitor com consumo de zero watt de energia quando está em modo de espera.

Em vez de pedir ao usuário que aperte o botão de liga-desliga, a tela conta com um dispositivo interno que identifica o momento em que o PC é desligado ou entra em espera, economizando alguns euro-watts por mês ao tirar do ar uma luzinha piscante que agora não pisca mais.

A fabricante diz que o monitor vai custar o mesmo de uma tela LCD convencional, e não deu mais detalhes sobre a configuração da tela. Mas é uma boa iniciativa para um novo mundo “verde” sem LEDs acesos para indicar stand-by (adoraria ter isso na minha TV).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • nickolback

    Isso só mostra a necessidade se poupar mais energia nesse mundo que tanto esbanja esse consumo. A empresa sai na frente com o marketing de tecnologia limpa o que de fato é bom para todos.

  • rau

    Ótima iniciativa. Não precisamos de tantos LEDs piscantes e acesos constantemente. Qual a utilidade de um LED aceso em um tom de azul intenso tanto em uso quanto em standby? Meu Samsung LCD tem um LED que chega a incomodar de tão forte, se eu pudesse desligaria-o. Quando saiu do PC por um tempo mais longo eu desligo o monitor no botão mesmo…