ZTOP

Freeware do dia (Windows): Virtual CloneDrive 5.4.3.2

Virtual_clone_drive_intro

Para aqueles que precisam de recuperar ou mesmo executar um programa gravado num arquivo de imagem .ISO, a solução pode estar no Virtual CloneDrive 5.4.3.2, um pequeno utilitário gratuito que cria um leitor virtual no PC, o que pode ser uma mão na roda também para usuários de netbooks.

Desenvolvido pela SlySoft (mais conhecida pelos seus programas CloneCD, CloneDVD e AnyDVD), o Virtual CloneDrive é capaz de criar até oito unidades virtuais e acessar o conteúdo de diversos arquivos de imagens como ISO, BIN, CCD etc.

Depois de instalado, basta clicar com o botão direito num arquivo de imagem que aparece uma opção de “Montar” um disco virtual L: no PC:

Virtual_clone_drive_mount

Feito isso, você tem acesso ao conteúdo do arquivo de imagem com o mesmo se comportando como um CD/DVD convencional, funcionando até com imagens de DVD de filmes. E do mesmo modo, o disco pode ser desmontado, liberando recursos do sistema.

Virtual_clone_drive_mounted

O programa é gratuito e compatível com Windows 98, 98SE, ME, 2000, XP, XP64, Vista e Vista 64. Usuários de Windows 7 por enquanto instalem por sua conta e risco. Baixe o arquivo aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Funcionando 100% no meu Windows 7. Eu usaria o Alcohol 52% no Windows XP mas vi em alguns fóruns que instalasse esse Virtual CloneDrive no Windows 7 pois até o Daemon tava meio que incompatível.

  • Darth

    Como assim?
    Uma cópia do excelente Daemon Tools lançada como novidade?

    • @darth pelo que vi, é mais simples que o Daemon Tools…

  • Oi Darth (que nome estranho seu pai te arrumou hein???)

    Novidade? Quem disse isso? Como é que um programa na versão 5.4.3.2 consegue ser novidade?

    Pelo que me lembre, o Daemon Tools tb cria arquivos de imagens a partir de CDs/DVDs e só emula quatro unidades de leitura.

    O CloneDrive por sua vez é algo bem mais imples, não cria — só emula as unidades de leitura — por sinal oito delas.

    [ ]s

    M.

  • Nagano, o Daemon TOOLS também só emula unidades. O Alcohol 52%, idem (só o 120% faz cópias).

    Confesso que usava o Daemon TOOLS, mas devido a incompatibildiades com o Windows 7 Beta, dei uma chance para o Virtual CloneDrive, e gostei do que vi. Como dito, é mais simples que o Daemon TOOLS, além de mais amigável.

    []’s!

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Windows 7: instalei pelo pen drive e deu certo()

  • Rafael Albert

    Ao fazer a instalação, meu firewall (COMODO FIREWALL 3.10) detectou que o Virtual Clone Drive não fuçou UM dos meus executáveis, mas TODOS, entre eles o BrOffice e o FDM, e tentou modifificar chaves de registro demais pro meu gosto… Se a Sly Soft é o Papai Noel, eu sou a Chapeuzinho Vermelho.
    O que um programinha sem-vergonha desses tem tanto interesse pelos sistemas dos outros, hein? Se liga pessoal !