ZTOP

Freeware do dia: QR-Code Generator (celulares)

qr_generator_intro_small

O QR Code é um sistema de código de barras criado em meados da década de 1990 pela empresa japonesa Denso-Wave com objetivo de gerar um novo meio de interação rápida (QR = Quick Response) entre uma mídia impressa e os telefones celulares com câmeras. Por meio de um programa específico, é possível ler esses pictogramas com a câmera do celular e convertê-los numa mensagem de texto, link para um site ou até mesmo um SMS.

O legal é que a suíça KAYWA oferece na internet uma ferramenta online que  gera esses códigos gratuitamente, o QR-Code Generator.

A ferramenta em si é bastante simples: basta o usuário informar que tipo de QR-Code ele deseja criar (URL, texto, número de telefone e SMS), preencher o campo de conteúdo, esc0lher um dos quatro tramanhos disponíveis e mandar gerar o dito cujo. Por exemplo, o endereço para página principal deste Zumo ficou assim:

zumo_blog_qr_url

O interessante é que esse código de barras pode ter copiado e usado em diversas aplicações, como no cartaz de show ou rótulo de produto (que pode direcionar o cliente para um hotsite com mais informações), um convite de festa ou mesmo em um cartão de visitas onde o contato da pessoa (e-mail ou telefone) pode estar codificado n0 formato QR. Promoções do tipo “envie um SMS com a mensangem X para o telefone Y” também podem tirar proveito dessa tecnologia.

A própria Kaywa, em parceria com a inglesa Lendorff, criou um cachecol geek com seu código de barras, o Invader Scarf:

qr_invader_scarf

Nos testes que fiz aqui na Zumo-caverna, eu notei que o tamanho do código de barras varia de tamanho de acordo com a quantidade de informação contida no mesmo. Por exemplo, para marcar o ponto exato de um endereço (Av. Paulista 900, SP) no Google Maps, o link ficou assim:

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=900+paulista,+Sao+Paulo&sll=-23.565533,-46.651334&sspn=0.006628,0.009656&ie=UTF8&z=17&iwloc=A

…e no formato QR:

paulista900_qr_url

Ou seja, o ideal é manter as frases curtas para que possam ser facilmente lidas pelas câmeras de baixa resolução dos celulares.

Obviamente, para que esse esquema funcione é necessário que o celular tenha a capacidade de ler códigos de barras QR. No caso da Nokia, o modelo N95 já vem com um leitor pré-instalado de modo que acredito que outros modelos mais novos da marca talvez venham com esse recurso.

Para ilustrar esse post, eu produzi um pequeno vídeo (por sinal bem capenga) demonstrando esse recurso em ação:

Quem souber de algum modelo compatível e quiser compartilhar esse conhecimento na área de comentários, já está convidado.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • a kaywa também oferece um leitor de qr-code que aqui no meu celular funciona muito bem, e que deve funcionar na maioria dos celulares que tem suporte a java.

    download aqui: http://reader.kaywa.com

    ABS!

  • Nagano, eu criei um applet no meu blog, que cria o qr code do site que você esta. Só precisa salvar nos favoritos e clicar quando quiser gerar o QR-CODE 😀

  • Os celulares da Nokia 6085 e N73 podem abrir QRCodes, desde que se instale programas nele para tal. Para o N73, recomendo o i-nigma (www.i-nigma.mobi), assim como o citado Kaywa Reader. No caso do 6085, sugiro o Semancode. Ambos testados por mim, e nos meus blogs tenho os QRCodes para os endereços dos mesmo.

  • halyston

    Bem aqui vae algums perguntas: tem algum programa que gera os códigos sem ser pelo site da Kaiwa?Não sei se ja viram mas a microsoft e a sony estão com algumas plataformas desenvolvidas em 2d correndo pelo lado do 3d também chamada de realidade aumentada,por isso gostaria de saber como é a geração de códigos levando em consideração figuras.Dêem uma olhada no site do baixaki para conferida.Abraço e otimo post.

  • Sniffer

    Obrigado pela dica. Já tinha tentando encontrar mais sobre isso há alguns dias, mas não conseguia lembrar do nome da jeringonça. Agora já encontrei também a app para o iPhone que (que surpresa) não tem isso instalado de fábrica.

  • Lucas Jardim

    o QR-Code é o tipo de tecnologia que eu acho bastante útil, e não sei porque ainda não deslanchou de vez! Ela além de diminuir a área de impressão da embalagem, por exemplo, colocando mais caracteres e menos espaço, ainda dá a opção de salvar a informação no celular, para consultas futuras.

  • Cabelo (Luciano Silveira)

    No meu E51 estou usando o Reader da Kaywa, mas a microsoft criou uma tal de Microsoft Tag que parece ser mais eficiente:

    http://www.guiadohardware.net/noticias/2009-01/496CE601.html

  • esse i-nigma não funcionou no meu WM6.1 (Tytn II)

    vou testar o Kaywa!

  • A Ovi Store tem o aplicativo disponível… chama UpCode