ZTOP

Freeware do dia: iCopy (transforme qualquer scanner em copiadora)

Você não precisa ter uma multifuncional para xerocar documentos usando qualquer scanner ou impressora na sua casa.

Depois que meu bom e velho scanner de mesa foi para o céu dos periféricos de computador, descobri que não existem muitas opções de scanners A4 à venda no mercado, de modo que optei por adquirir uma multifuncional de entrada que além de estar em oferta, oferecia alguns atrativos para mim como transmitir e receber fax, scanner com alimentador automático de papel (ADF) e a possibilidade de digitalizar um documento diretamente num arquivo em PDF. Nesse caso, o temido custo de impressão da jato de tinta não me preocupou, já que tenho uma laser mono ligada na minha rede local.

Para mim este teria sido o upgrade perfeito se não fosse pelo (alto) custo de usar a multifuncional como copiadora, o que me fez procurar na web se existiria algum utilitário genérico capaz de transferir uma imagem capturada em qualquer scanner diretamente para qualquer impressora.

E não é que achei um e de graça?

O programa gratuito e de código aberto se chama iCopy e faz exatamente o que eu queria: você informa para o sistema qual é o dispositivo de captura de imagem e onde o documento deve ser impresso, colocar o documento no scanner, confirmar algumas opções como tamanho do papel e número de cópias e pressionar o botão de iniciar.

Interessante notar que esse programa pode trabalhar com impressoras tanto em cores quanto em preto e branco. Isso é particularmente útil no meu caso, já que agora posso usar minha laser como saída de impressão, mantendo assim meus custos de impressão baixos. O programa é compatível com Windows e pode ser baixado no site do programa.

Happy happy, joy joy…

Ainda em tempo:

Uma idéia: Para quem quiser digitalizar documentos diretamente no formato PDF, você pode configurar o iCopy para que descarregue suas impressões em um daqueles programas que simulam um driver de impressora mas que geram documentos em PDF como o doPDF V7.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.