ZTOP

Foxmarks: bookmarks onipresentes no Firefox

FoxmarksUso vários computadores em meu dia-a-dia. Começo no micro da empresa (usando o Ubuntu 6.10), í s vezes pulo para a partição Windows (rodando o Vista Ultimate) ao longo do dia, e ao chegar em casa me divido entre meu desktop (um Mac rodando o OS X 10.4) e meu notebook. Em comum entre todas as máquinas, uma das minhas principais ferramentas de trabalho: o Mozilla Firefox.

Confesso que não uso muitos bookmarks. Sei a URL de meus sites favoritos de cor, e para me lembrar das coisas que encontro durante minhas aventuras na web uso um método próprio, derivado da minha forma de me localizar no mundo real: não guardo o endereço das coisas, mas como faço para chegar até elas. Pode parecer estranho, mas para mim funciona que é uma maravilha.

Entretanto, bookmarks são muito úteis na hora de guardar múltiplas fontes durante a pesquisa para um artigo, ou para marcar aquele pedacinho de informação que pode ser útil mais para frente. E nada mais frustrante do que estar no trabalho e precisar acessar uma página que só está nos bookmarks de casa, ou vice-versa. Pra resolver esse problema, recorri a uma solução de sincronia de bookmarks que é muito simples e funciona sem erro: o Foxmarks.

É uma extensão do Firefox, gratuita como as outras, que sincroniza os bookmarks do navegador com os encontrados em um servidor remoto a cada vez que o navegador é aberto, fechado, ou quando um novo marcador é adicionado. Para usá-la, é necessário fazer um cadastro gratuito no site dos desenvolvedores. Durante a instalação, o programa mostra várias opções de sincronização: descartar os bookmarks locais e usar os do servidor, descartar os do servidor e usar os locais, ou fundir (merge) ambos em um arquivo só.

Depois disso, em cada navegador extra onde você instalar a extensão basta informar usuário e senha para baixar os bookmarks remotos. A sincronização automática é imperceptí­vel (com razão, o arquivo com os bookmarks tem apenas alguns KB), e em cerca de um mês de uso nunca tive problemas. E a extensão funciona, da mesma forma e sem ressalvas, no Windows, Mac e Linux. Existem outras soluções de sincronia, mas muitas delas exigem que você forneça seu próprio servidor. O Foxmarks, entretanto, é do tipo “instale e esqueça”. Exatamente como todo software deveria ser.

Foxmarks Bookmarks Synchronizer
Foxmarks, www.foxmarks.com
Gratuito
Nota: 5 de 5