ZTOP

Workstation HP Z210 com Xeon “Sandy Bridge” sai em junho

Prevista para ser lançada em junho de 2011 no Brasil, topamos com um modelo exposto da nova workstation da HP em um evento da Autodesk.

Já faz algum tempo que noticiamos o lançamento da nova geração de processadores Intel Xeon, incluindo uma versão de entrada da série E3 1200 baseada no processador Sandy Bridge e que é o primeiro chip da casa para a vir com gráficos integrados e certificação para trabalhar com programas profissionais como AutoCAD, Inventor, Adobe CS4 etc.

A novidade nesse caso é que ontem estivemos no lançamento de novos produtos da Autodesk e encontramos algo que, na teoria, ainda não foi lançado oficialmente no Brasil (ou pelo menos não apresentado para a imprensa): a nova workstation Z210 da HP já equipada com Xeon “Sandy Bridge” (uia!)

 

Se comparado com seus irmãos maiores como o Z400, Z600 (já analisado por este Ztop) e Z800, o novo Z210 parece ser uma versão de entrada abaixo do Z400 (pelo menos na nomenclatura) e que por causa disso deve chegar ao mercado por um preço bastante atrativo.

E como é de se esperar de um modelo de entrada, o Z210 é dono de um design bem mais simples que o Z600/Z800 (por sinal bem parecido com o Z400), mas que não deixa de ter um excelente padrão de construção bastante sólido e espaçoso e que pode ser quase que totalmente desmontado sem o uso de ferramentas (padrão tool-less).  E como seus antecessores, o layout do painel frontal do gabinete pode ser reconfigurado para funcionar tanto como mini-torre (imagem acima) quanto como desktop (embaixo):

Ao abrir o equipamento, podemos ver que o interior do Z210 lembra muito um desktop de linha com sua placa-mãe equipado com apenas um processador (aparentemente um Xeon E3 1275), quatro soquetes para pentes de memória DDR3 com ECC, espaço interno para três dispositivos de 3,5″ e três externos de 5,25″…

… além de contar com seis portas SATA (600?) uma eSATA, dois slots PCI, duas PCIe x1, uma PCIe x8 e duas PCIe x16, oito portas USB, som, rede Gigabit Ethernet…

… e o mais interessante: duas portas PS/2 para mouse e teclado (bem ao gosto do mercado corporativo) e duas saídas de vídeo sendo uma DVI e outra DisplayPort provavelmente ligadas ao sistema de vídeo do processador.

Opcionalmente, o sistema também pode vir com uma placa de vídeo discreta. Nesse caso uma NVidia Quatro 4000.

Segundo o representante da HP, o Z210 será o único modelo “novo” a ser lançado pela empresa em 2011. A boa notícia é que outros modelos da série Z irão receber em breve uma atualização de plataforma, migrando todas para a nova geração de processadores Intel Xeon séries E3 e E7.

Mais informações só quando o produto chegar oficialmente aqui no Brasil. 😉

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.