ZTOP

Drivers… quando os fabricantes vão aprender?

Recentemente o amigo Henrique Martin passou um aperto para encontrar os drivers para o Windows XP para um Compaq Presario v6210BR, um notebook que é originalmente vendido com Linux (Mandriva, para ser mais exato). Os drivers existem, mas estavam espalhados por vários lugares na página da HP, e até em algumas páginas de máquinas similares, que não eram lugares totalmente óbvios para procurar.

Mas temos que reconhecer que a HP não é a única empresa a dificultar desnecessariamente a vida do cliente no quesito drivers. Agumas são piores, bem piores. Vejam o caso da Acteon Digital, uma ilustre desconhecida que tem colocado no mercado alguns notebooks com preço bastante tentador e configuração básica, porém suficiente para a maioria das necessidades de um usuário doméstico: navegar na web, ler e-mail, escrever esporadicamente um texto no Office e descarregar a câmera digital. Um exemplo é o Acteon N707F, que pode ser encontrado na internet por cerca de R$ 1.600 (equipado com um processador Celeron M, 512 MB RAM, 80 GB HD, LCD 14,1″ WXGA, Wireless, Leitor de Cartões e Gravador de DVD),

O problema é que a máquina vem com o Windows Vista Starter, um sistema que, além de absurdamente limitado, roda pesado no hardware. Atenção fabricantes: O Windows Vista, seja em qual versão for, não é um sistema operacional para máquinas com um Celeron! Quando vocês aprontam uma destas, ambos saem perdendo: o consumidor, que fica P da vida porque seu micro novo está lento, e o próprio fabricante, que ganha a reputação de produzir máquinas que são “uma porcaria”. Para o consumidor, hardware e software são a mesma coisa. As falhas de um se refletem automaticamente no outro.

Pois bem, meu tio comprou um Acteon N707F, e desapontado com o Windows Vista me pediu para fazer o “upgrade” para o Windows XP. Pensei que ia ser fácil, até descobrir que a máquina não veio com um CD de drivers, apenas um disco de restauração da imagem de sistema do Windows Vista. “OK, pego no site do fabricante”, pensei. Site? Que site? Já ouviram falar em um “fabricante” de produtos de informática que, em pleno século 21, sequer tem um site? Então deixa eu te apresentar a Acteon. Prazer. O tal site existe (e o Google não achou), é www.acteoninfo.com.br. Mas os drivers não estão lá. Só há drivers para um outro modelo, o N505 (que parece muito similar).

Imbuí­do de determinação, instinto nerd de não rejeitar um desafio e uma boa dose de espí­rito natalino, passei a manhã deste dia 24 caçando os drivers para este notebook. Alguns foram fáceis, como chipset, ví­deo e ethernet. Outros deram trabalho, como o leitor de cartões (O2Micro, outro fabricante que não tem drivers no site) e Wireless (um modelo identificado apenas como “802.11g Mini Card Wireless Adapter”, que mais tarde descobri ser da RaLink). Com todos os drivers em mãos, instalados e funcionando, resolvi fazer uma boa ação: para que outros usuários não tenham que perder tempo como eu, criei um “pacotão” com todos os drivers para o Windows XP no Acteon N707F. O link está no rodapé deste post, são cerca de 84MB (ah, que saudades dos tempos dos drivers em disquete de 1.44 MB).

Nas andanças pela Internet, descobri que outros fabricantes vendem máquinas idênticas ou muito similares com outros nomes. A CCE, que tem site mas só oferece para download o driver do modem (provavelmente para que você possa se conectar e caçar o resto sozinho), o chama de NCV-D5H8. A Nextera Info, que tem site e drivers (parabéns!!) o chama de NXT-M7F. Meu pacote de drivers pode ser útil para estas máquinas também, mas não dou nenhuma garantia quanto ao funcionamento: pela descrição e aparência externa elas parecem idênticas, mas a única forma de ter certeza seria colocá-las lado a lado.

E para finalizar, deixo de antemão o aviso: este pacote de drivers é fornecido “as is”, sem nenhuma garantia de funcionamento. Não me responsabilizo por eventuais danos causados pelo seu uso, nem presto suporte técnico í  instalação. Este é apenas um serviço para que outros usuários não tenha que perder tempo vasculhando os quatro cantos da Internet em busca do que deveria ter sido entregue com o computador, para começo de conversa. Para auxí­lio com problemas de hardware ou software, consulte o fabricante de seu computador. Pedidos de suporte nos comentários deste post serão ignorados. Dito isto, share and enjoy!

Download: Drivers para o Windows XP no Acteon N707F (84,3 MB)

  • muito obrigado vou tentar instalar no meu notebook depois entro em contato feliz natal e ano novo tambem

  • Ezequiel

    Nota: A mudança de um sistema novo para um mais antigo chama-se “downgrade”. O que pode-se fazer é devolver o Vista para o fabricante e pegar a grana de volta (a lei permite isto).

    No caso deste máquinas de uso comum, o melhor seria instalar o Linux Ubuntu. Provavelmente ele irá reconhecer a máquina completamente.

    Eu tenho um notebook da CCE (que na realidade é fabricado pela ECS) que veio com um Linux meia boca chamado Insigne e ainda com um CD-Rom com TODOS os drives para o Windows XP. Retirei este Linux e instalei o Ubuntu 7.10. Minha surpresa: Reconheceu TUDO, inclusive a rede WiFi. Por causa de alguns programas que utilizo, também instalei em uma outra partição o XP com os drivers do CD, e está tudo OK.

    Obs: Me parece que a maraca Nextera também é da CCE…

  • Ezequiel,

    Chamar a mudança do Windows Vista para o XP de “upgrade” não é um erro, é uma piada corrente na indústria da informática. A idéia é que usuário “ganha” em compatibilidade com periféricos e desempenho, então é um upgrade.

    O Ubuntu provavelmente deve rodar bem na máquina. Não há nenhum hardware esotérico, embora o módulo wi-fi e o leitor de cartões possam dar dor-de-cabeça. Mas não tive tempo para fazer a experiência, e o usuário do micro depende no dia-a-dia de sistemas especializados que só rodam no Windows, daí a volta para o XP.

  • Alex A

    Rafael:

    Vou bancar o advogado do diabo:

    O site da Acteon é

    http://www.acteoninfo.com.br

    Em “notebook” tem drivers para o modelo N505. Sei que não é o mesmo, mas os drivers funcionaram bem com o N707.

    Agora, quanto à qualidade do site… isso são outros 500…

    Alex

  • Fernando G. Dias

    Parabéns pele iniciativa…. Um colega meu me pediu para fazer o “Upgrade” para o XP. Caí na mesma dificuldade mas, graças a vc, não terei a mesma dor de cabeça.
    Mas uma vez, muito obrigado e um feliz ano novo.

  • Alex,

    Realmente, os caras tem site. Valeu pela informação! Gozado, porque fiz buscas no Google que não deram em nada. Anyway, o site não tem os drivers para o N707F, portanto meu pacote continua válido. Agora, alguém mais notou a incrível semelhança entre o site da Acteon e o da Nextera? Praticamente idênticos, muda a cor. Será caso de uma mesma empresa com dois nomes?

    E ainda há o caso de que muitas pessoas dizem que ambas são OEM da CCE (que é OEM da Uniwill), embora eu não tenha conseguido confirmar isso até agora.

  • Roberson

    Muito obrigado baixei os drivers e funcionou perfeitamente no meu notebook, demora um pouco para baixar mas vale a pena pois com ele resolveu meu problema com drivers do xp.

    Grande abraço, feliz ano novo e sucesso a todos em 2008.

  • Fábio Leal

    Cara, muito obrigado por esses drivers, ja estava pensando que ia ficar até 2008 procurando por eles. xD
    Comprei meu N707F por R$1400 aqui no Hiper de João Pessoa.
    Valeu mesmo…

  • jesiel

    obrigado pela dica do pacotao, se todo mudo
    fosse como vc teriamos pessoas mais felizes no
    mundo, valeu.

  • hardware

    Os notebooks Nextera e Acteon sao projetos especiais feitos pela CCE para grandes varejistas, que não passam de modelos da ECS montados sob demanda. Tal confirmação tive primeiro com um amigo que comprou o seu na rede Extra de supermercados onde o atendente informou tratar-se o produto de uma encomenda da rede para a CCE pra vendas no final de ano e posteriormente ao ligar para o suporte tecnico da CCE perguntando onde baixava os drivers para XP – o mesmo amigo me pediu para retirar o Vista – ao que fui informado do site da Nextera pelo próprio suporte da CCE.

  • schneider

    Valew irmão!!!!

  • schneider

    ja tinha baixado os driver identicos , mas com outros nomes , só naum me arrisquei a executar…. abração e um ótimo 2008!!!

  • Julio Cesar L Ronqui

    Rafael Rigues,
    estou baixando os drives, hei de instalá-los, caso realmente funcionem, te agradeço e coração…

    também tive informações “em off” que a CCE seria a “proprietária” da Acteon, uma divisão apenas para vender mais…

    está funcionando, pois vi que tem um montão de gente que comprou…

    cuidado… tive que trocar no Wallmart, onde comprei, pois a tela LCD do primeiro tinha um pixel com defeito (vermelho)… que pode piorar com o tempo…

    abração

    Julio César

  • FLAVIO

    OS DRIVERS DA LINHA NCV E OUTROS DA CCE ESTAO NO PROPRIO SITE, ACABEI DE BAIXAR PRO MEU NCV-D5H8:
    1º OPCAO: CCE INFORMATICA
    2º OPCAO: DOWNLOADS
    3º OPCAO: OUTRO
    AI E SO PROCURAR O SEU MODELO…..

  • Leandro

    A sua iniciativa foi espetacular! Pensei que ia ficar a noite toda acordado procurando esses drivers! Obrigado pela ajuda!

    Valeu!

  • Renan

    Até q enfim encontrei um link q realmente ajudou!!!! Brigadão! precisamos de mais gente com boas informações!!!

    Salve!

  • Paulno Rocha

    Trabalho com informática e tenho esse problema sempre.
    A unica explicação deva ser um acordo da microsoft com objetivo de forçar a utilização do novo sistema operacional, oferecendo para isso, software mais barato paraa os fabricante de notebook. “Prática de mercado típica da microsoft”. Viva o LINUX!

  • O site fornecido nesse tópico http://www.acteoninfo.com.br e o pacotão foram a melhor solução que encontrei na Internet para resolver o problema de configuração do notebook CCE D5H8f com WinXP, pois o site da CCE é vergonhoso e não oferece um suporte decente aos seus clientes. Era melhor a CCE nem fornecer um site de suporte do que nos mostrar aquela palhaçada. Parabéns a pessoa que escreveu essa matéria e que realmente forneceu uma solução viável.

  • Peter

    Eu adoro esses notebooks que vem sem os drivers. Pelo menos agente que conhece um pouco tem como ganhar um trocado com isso. rsrs. Muito boa a iniciativa do nosso colega disponibilizar os drivers para download.
    Parabéns amigo!

  • Thiago Vendrami

    amigos, uma solução simples e eficiente: Antes de voltar ao XP, use o DriverMax (que pode ser encontrado em sites como Baixaki e Superdownloads) para fazer backup dos drivers. Após o XP instalado, instale o drivermax e faça a restauração do backup que foi feito.

    apareceu uma cliente com este notebook aqui na loja hoje reclamando q o note estava com pau, muito lento… queria q o Vista fosse reinstalado.. aí até explicar q o note dela não suporta Vista e tal… ela achou ruim porque quem vendeu a ela disse que ela comprou notebook de “última geração”… infelizmente estamos em um país em que vendedor na verdade é um grande formador de ilusões, aproveitando-se do cliente leigo…. deprimente!

    abraços e boa sorte a todos

  • Fernando Tonon

    Obrigado! Este pacote de drivers quebrou um galhão!

  • José Nunes

    Cara, muito obrigado. Ainda bem que há pessoas como você pela net. Finalmente posso fazer o “upgrade” pro Windows XP… Esse Vista nojento…

    Abraços!

  • vlw pelo os drivers cara….vlw mesmo te devo uma ok.

  • Giba

    Tou baixando os drivers agora mas o meu n é um notebook será q vai fucionar?
    se fucionar eu mando uma resposta!

  • Edu

    Primeiramente gostaria de agradeçer, pois vc me economizou muito tempo…
    E tb avisar que esses drivers são os mesmo de um note CCE equipado com celeron 440 (1,86Ghz), 512 de ram, hd de80….

    Novamente muito obrigado….

  • Parabéns, realmente foi um tempo muito grande que ganhei com seu pacote de driver para “Upgrade” para o XP….

  • PÉRICLES DE RECIFE

    Amigão, valeu mesmo por esse serviço de utilidade pública….já estou baixando….nossa, que dor dor de cabeça estava me dando garimpar esse drivers….obrigado.

  • Cleber

    Caro colega,

    solidarizo-me contigo e pergunto: onde conseguiu programas pra O2Micro ?
    Estou com um problema de muito longa data com um note Acer que parece ter problemas com o driver do controlador de PCMCIA x o PCMCIA Wireless Trendnet.
    Os exatos mesmos itens funcionam normalmente apenas com o win98, no XP ao entrar na rede sem fio o note simplesmente reinicia.
    Nas pesquisas que fiz até agora o indício mais forte é de problemas com o controlador da O2Micro. Ainda estou tentando alguma coisa com o cartao wireless mas não creio ser o problema…

    sds,
    Cleber Leão

  • Fernando

    Estou configurando um desse para minha amiga.
    No site da CCE http://www.cceinfo.com.br tem toda a especificação dos Acteon além dos drivers para 2000 (nossa !), XP e Vista.

  • Olá Rafael,

    Hoje estive procurando informações sobre DRIVE para o meu novo computador, comprei um ACTEON e ontem eu fiz toda desinstalação do LINOX e instalei o XP. Bom até aí tudo bem mas depois tive problemas com os drives (rede, vídeo e audio). Minha máquina é o modelo ACT-L77.

    Lendo seu blog pude ver que tive mais sorete que os demais no início pois como eu comprei só agora o pessoal deve ter visto as críticas e lançaram os novos computdores acompanhados de um CD com DRIVES E UTILITÁRIOS. Agora pouco na hora do meu almoço eu lembrei que tinha um segundo CD que era essa, foi simples, só colocar o CD no drive e aguardar um instante, inclusive demora um pouquinho porque é feita uma análise do sistema para depois exibir na tela os itens que você quer instalar. Antes eu só tinha o modo VGA e nem podeia mudar a freqüência de tela, fiquei meio preocupado, mas agora está tudo certo e atualizado. De qualquer maneira acho que desde o início já deveria ser assim, infelizmente o que paresse é má vontade ou substimar demais a iniciativa das pessoas, pois temos que exigir qualidade.
    só ficou faltando para resolver a questão do audio, eu clico em uma música carrega o WMP mas dá um erro, não toca nada e mesmo configurando o drive corretamente o Windows não mostra o icone do Falante no canto da página e mesmo entrando nas propriedades de audio, está tudo desativado e sem poder ativar. Vou atualizar o WMP para a versão 11 e vamos ver se resolve.

    Tirando esse probleminhas achei uma boa para trabalho e eu já estava precisando.

    Por enquanto é só, obrigado,

    Ismar

  • Mauro Tosta

    to baixando o pacotao, pra ver se funciona em meu notebook acteon digital ACT-N707……..vamos ver o que da, se funcionara no Win XP

  • Ítalo Daniel

    Cara, funcionou tudo direitinho!!!
    Já estava sem esperanças de encontrar os drivers!

    Valeu mesmo!

  • Igor Goulart

    Ola pessoal, primeiramente quero agradecer nosso amigo Alex que teve o trabalho de postar esse pack de drivers.

    Segundo é que NAO consigo fazer funcionar a Rede Wireless do N707…

    Peço pelo amor aos deuses da Tecnologia que alguem me ajude a instalar o wifi…

    …eu instalei o driver e aparece a mensagem “Ralink Wireless LAN Card not Exist”…

    Se alguem tiver a receita agradeco desde ja !

    Abracos a todos e parabens pela objeividade do forum.

    Igor Goulart

  • Venancio

    Cara, você ajudou não só a mim, mas também a muitos internaltas. espero que muitos tenham a mesma consciência, e, disponibilizem drivers de outras máquinas também. Um forte abraço e muito obrigado.

  • Luiz Aurelio

    Beleza cara valeu ainda existem gente com voce valeu mesmoobrigado.

  • Jaime

    Cara você caiu do céu!!! Excelente. Materias como essa realmente ajudam pessoas como eu. Continue sempre assim. Depois de uma dessas eu coloquei seu site nos meus favoritos.

  • Milton

    Estava lendo as informaçoes sobre o NEXTERA da CCE, que originalmente vem com linux, e vi que voce informa que tem um pacotão para o xp, mas não vi o link para baixar. Na verdade somente preciso do drive para o wireless, pergunto se voce pode fazer a gentileza me informar como posso proceder para baixar estes drives, ou se precisar posso baixar o pacote todo. Abs. Milton

  • Leticia Cabral

    O meu é um Acteon ACT-M5, que veio com um linux. Posso instalar o Windows XP? Vai ficar legal? Pois stou levando maior baile com o Linux.
    obg antecipado.

  • Glauco Lemos

    Comprei um ACTEON ACT-M5 e tirei o SATUX LINUX para instalar o XP. O problema é que o HD é SATA e o XP não reconhece o mesmo na instalação. Outro problema não veio o drive RAID SATA no CD de drives que a companha o note e não esta disponível no site. Pois bem não conseguir instalar o XP de forma nenhuma. Se alguém tive alguma dica por favor informe.

  • Fabio Melo

    Tambem comprei um ACT-M5 e removi o linux satux para instalar o XP so que o hd sata não é reconhecido no note, quem puder ajudar da um toque ai valeu. ABRÇ

  • patricia

    glauco e fabio,
    para resolver o problema façam o seguinte
    No setup selecione a aba INFO, e verifique a versão da Bios, que tem que ser 1.12.

    Após verificar a versão da bios e sendo 1.12 vá à aba Advanced e selecione a opção

    C3 Function.

    Esta opção deverá ser configurada da seguinte maneira:

    LINUX: Disable

    XP: Enable

    Vista : Disable / Enable *

    * A seleção errada dessa opção acarretará na famosa “Tela Azul” do Windows

    Após esta mudança salve o setup e reinicialize reinstalando o sistema operacional desejar
    tb tava com esse problema e quase tive um ataque de nervos ate descobrir.
    um abraço

  • maclaud

    pessoal obrigado por postarem os dirver do acteon 707F, aogra preciso de uma ajudinha, como faço pra deixar que o woindows gerencie a conexao de rede sem fio, porque o icone da RaLink nao deixa e eu nao gosto de que ele gerencie a conexao sem fio, alguem pode me dar uma dica?

  • lucas

    poxa eu não conseguir instalar o xp no meu notebook cce/sata…ha informação é q precisa de um driver.

  • Leonardo Fischer

    Quanto ao ACT-M5, para o windows XP reconhecer o disco na instalação basta ativar a opção “C3” que está en advanced na BIOS (Para acessar a BIOS basta apertar F2 durante a instalação). Alguém sabe de drivers pro Windows XP x64 para esse laptop? 🙂

  • Jarbas Lins

    Cara é simples resolver isso…
    Entrar na Bios do Notebook clicando em F2 na logo após ligar o notebook;
    Vá até a aba Advanced;
    Tocar a opção C3 Function: Disable para Enable;
    De mode que fique C3 Function: Enable;

    Então é só colocar o cd de instalação do windows e instalar.

    Espero ter ajudado.

  • lincoln

    presciso do drive wireless wlan para xp do act-m5 ja revirei uma paca de site como cceinfo; acteoninfo; nextedinfo; ralink; ecs; entre outros e naun conssegui nada se alguem poder me ajudar

  • willian

    Pessoal o site do fabricante do act – m5 o driver VGA não esta funcionando aqui esta como se fosse arquivo corrompido, diz que um ou mais arquivos n podem ser encontrados durante a instalação e nem me da o nome desses arquivos se alguem tiver e puder me mandar por email so me falta o VGA agradeceria mto meu email é AGENTEWZ@HOTMAIL.COM

  • Denis

    CCE safada. Os drivers de todos os modelos do Acteon estão lá: http://www.cceinfo.com.br/pagina.php?IdPagina=2&Tipo=SPagina&IdLinha=15&URL=home-linha-de-produtos

  • Jeferson

    Ola Rafael, baixei seu pacote de drivers, mas nao estou conseguindo acessa-lo pois ele vem zipado quando tento extrair ele envia uma msg (A pasta compactada (zipada), e invalida ou esta corrompida!!!) o q pode estar acontecendo!!!

  • Carlos Cruz

    Alguém me ajude.
    Comprei um notebook cce – nextera dula core, 2 gb, 120 nxk 73C
    Quando vai iniciar, dá tela azul rapido e reinicia o notebook. Entrei no setup e c3 está desabilitado, habilito e resolve. Depois de alguns testes novamente ocorre o defeito e não abre pc. A hora e data se mantém.
    Tenho instalado xp professional pirates.

    Agradeço alguma possível solução

    Carlos Cruz

  • thiago-recife

    Meu amigo, se todos os homens e mulheres pensassem como você, ajudar ao próximo sem pretensão de colher um benefício, apenas pela boa ação, a humanindade estaria salva. Não haveria fome no mundo nem qualquer tipo de problema, como guerras etc
    Obrigado e nãop sei como lhe agradecer,
    abraço.
    Thiago-Recife

  • Jayme Félix

    Rafael…
    eu utilizei o teu kit de drivers
    e deu certo.. a principio…
    mas um deles o Osflash parece que desencadeou um problema criando o RT/Rootkit.gen um trojan, que nem o avira nem o usb disk security, que sao os antivirus que utilizo estao conseguindo tirar…
    entendo pouco de computador e gostaria de saber se esse trojan tem alguma coisa a ver com o driver ou não…
    e como posso resolve-lo?

    grato…
    :O)

  • Jayme Félix

    corrigindo: O2flash micro
    :O)

  • Junior Filgueira

    Muito obrigado Rafael, mas eu ainda não consegui baixar o pack inteiro. Ele sempre fica comrrompido então eu só instalei até onde ele conseguiu baixar.

  • PEDRO PAULO

    ALGUÉM SABE ONDE POSSO ENCOTRAR O DRIVE WIRELESS PARA NOTEBOOK NEXTERA/CCE MODELO MXT M7F. OBRIGADO.

  • Jonatã Lira

    Obrigado, muito útil!!!! Salvou o velho modem! Só faltou ele no meu downgrade.
    Continue c o bom trabalho

  • Stop hack the program!!!