ZTOP

Depois do cinema, aí vem a TV 3D!

Panasonic_3D_HD_P2HD_small

Com o sucesso dos filmes em 3D nos cinemas, os fabricantes de eletrônicos se conveceram que essa tecnologia também pode dar certo na TV, de modo que poderemos ver em breve uma corrida para o conteúdo em 3D, em especial na próxima CEATEC no Japão.

sony_3D_4k_projectorDiversas empresas já se posicionam no mercado como a NVidia no segmento de PCs a Sony na área de producão e projeção de Cinema Digital (esquerda).

No segmento de TVs uma das candidatas a sair na frente nesse mercado é a Panasonic que, desde o ano passado, já apresentou sua primeira TV de plasma de 103 polegadas compatítvel com a tecnologia 3D e, mais recentemente,  mostrou o protótipo de uma câmera de vídeo Full HD em 3D (imagem acima), a P2HD AVC Ultra.

Além disso, já existem estudos entre os fabricantes de mídias e reprodutores de Blu-ray para implementar a tecnologia 3D nesse formato, resultando assim num ciclo completo de captura, armazenamento, distribuição e reprodução de vídeo:

Panasonic_3D_ecossistem

Assim como a FinePix Real 3D W1 da Fuji, as imagens são capturadas por duas lentes  montadas lado a lado que capturam duas imagens em Full HD para cada quadro de cena referente ao que é visto pelo olho direito (R) e esquerdo (L), ou seja, ligeiramente deslocadas na horizontal.

panasonic_3D_playback

Na hora de reproduzir as imagens, os quadros (R) e (L) são apresentados alternadamente na tela de TV sendo que a informação desejada chega para o olho correto por meio de um óculos especial que consegue bloquear a entrada de luz em um dos lados em sincronia com a imagem:

3D_glasses

Assim o olho direito recebe apenas as imagens capturadas pela lente direita da câmera e o esquerdo pela lente esquerda. A sensação de 3D é gerada no cérebro do telespectador. Isso explica por que essa tecnologia exige o uso de telas de 120 Hz, já que cada olho precisa receber ao mesmo tempo animações a 60 Hz (ou 60 quadros por segundo).

Segundo a Panasonic, sua técnica tem a vantagem de apresentar uma imagem realmente em Full HD, ao contrário de outras que apresentam as duas imagens ao mesmo tempo, o que resulta numa cena com menos informação visual, ou seja, menor resolução.

panasonic_3D_others

A intenção é que os primeiros equipamentos de uso doméstico chegem no mercado ainda no primeiro semestre de 2010.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Samuel

    Se alguém não miniaturizar isso e baixar os preços bastante, tudo estará a caminho de ir pra história de fails da indústria do empurra empurra de produtos pra vender.
    Olhe quantos anos o padrão fullHD já está disponível no mercado é só a pouco tempo filmadoras do formato estão vendendo. E isso na américa do norte, parte da europa e ásia. Fora que essas filmadoras, a maioria delas, têm uma qualidade bem inferior ao que deveriam fornecer.

  • Oi Samuel,

    Pelo que entendi essa filmadora é para broadcast (uso profissional) e não para o consumidor final. Se comparado com aquelas câmeras patola que o pessoal apoiam hoje no ombro, até que a câmera 3D da Panasonic é bem compacta.

    Outro detalhe interessante é que essas TVs também servem para ver programas convencionais. Me chamou a atenção o fato da Panasonic ter aplicado a tecnologia 3D primeiro nas TVs de plasma — cuja taxa de atualização já é de 480~600 Hz — ao invés dos LCDs, cujos modelos de 120 Hz começam a chegar no mercado.

    [ ]s

    M.

  • Jairon

    “Célebro”?!
    Diz que seu teclado não é QWERTY…

  • Oi Jairon,

    Nope,o meu teclado é um IBM Model M da década de 1980 com mecanismo de acionamento do tipo “buckling spring” — considerado cult pelos seus usuários:

    http://zumo.com.br/2007/10/05/gadget-do-passado-ibm-model-m-o-teclado-cult/

    [ ]s

    M.

  • Peter

    @Jairon ahuahuaha ri pacas aqui! Sarcasmo rlz!

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Panasonic confirma TV 3D no Brasil()