ZTOP

Windows 8: os tablets da Dell (XPS 12 Ultrabook e XPS 10) vistos de perto

SONY DSC

Na IFA 2012, a Dell mostrou seus tablets e conversíveis com Windows 8 em uma redoma. Este ZTOP teve acesso antecipado aos produtos, que começam a ser vendidos com a chegada do novo sistema operacional da Microsoft na próxima semana: o Dell XPS 12, ultrabook com tela giratória, e o Dell XPS 10, tablet com Windows RT.

Primeiro, o Dell XPS 12 Ultrabook (anteriormente conhecido como XPS 12 Duo), que segue o mesmo design usado no Dell Inspiron Duo: tem a tela de 12,5″ envolta por uma moldura, que permite “destacar” a tela e girá-la – ao fechar a tampa, a máquina se transforma em um tablet.

A fabricante diz que usou “materiais premium” para a construção do ultrabook, como alumínio na estrutura da tela, fibra de carbono na carcaça da máquina para aumentar a robustez e manter o dispositivo leve (ele pesa 1,5 kg,em média) e uma liga de magnésio na área de apoio para o punho – o touchpad é feito de vidro (estilo MacBook) e com um só botão clicável.

As configurações do XPS 12 incluem processador Intel Core i5 ou i7 “Ivy Bridge” (terceira geração), gráficos Intel HD 4000, armazenamento SSD entre 128 GB e 256 GB e entre 4 GB e 8 GB de RAM. Fechado, ele até parece um notebook convencional.

É interessante o uso do Core i5/i7 nessa máquina, já que grande parte dos tablets/conversíveis (alô Samsung, Asus…) virá com processador Intel Atom, de menor desempenho. A ideia aqui é que seja um notebook completo que, por acaso, se transforma em um tablet.

E vem com duas portas USB 3.0 (sendo uma delas energizada para recarregar um smartphone sem estar com o computador ligado), saída de vídeo padrão mini-DisplayPort…

O XPS 12 tem ainda som estéreo e uma entrada de microfone/saída de fone de ouvido.

Aberto, ele é um notebook convencional. A tela Full HD de 12,5 polegadas impressiona…

Mas basta destravar a tela na lateral e girá-la para…

… ter um tablet com Windows 8 funcional e completo.

Claro que o teclado integrado deixa a espessura mais grossa – entre 15 e 20 mm, de acordo com a Dell.

Nos EUA, o Dell XPS 12 já está em pré-venda com Windows 8 64 bits pelo preço inicial sugerido de US$ 1.199 (Core i5, 4 GB de RAM, 128 GB de SSD). Não temos informações ainda sobre seu preço sugerido no mercado brasileiro.

Já o Dell XPS 10 é o primeiro tablet com Windows RT da fabricante norte-americana. Mas ele segue a escola “Asus Transformer” de design…

E ele tem uma base com teclado destacável, ficando com cara de netbook.

Segundo o representante da Dell, esse tablet tem uma tela HD de 10 polegadas  e usa um processador dual-core Snapdragon S4 fornecido pela Qualcomm – e terá opções de conectividade com Wi-Fi apenas e Wi-Fi + 3G. A parte traseira do XPS 10 tem uma câmera integrada também.

Para liberar o tablet, basta mover a trava no centro do teclado.

Detalhe da base sem a tela:

E da parte inferior do tablet (note que tem uma porta micro USB ali):

A base também amplia as opções de conexão do tablet, incluindo uma saída de vídeo HDMI, duas porta USB e slot para cartão microSD.

Já que o tablet em si tem apenas o controle de volume e fone/microfone padrão 3,5 mm. Com o dock, a Dell estima a duração da bateria em até 20 horas.

Aproveitei para ver como é a experiência de uso do Windows RT: se você não sabe que é uma máquina com processador ARM, dificilmente vai notar uma grande diferença à primeira vista.

A Dell ainda não divulgou o preço do XPS 10 ainda. Semana que vem, quem sabe…

>>> Tudo sobre o Windows 8 no ZTOP. Leia nosso preview do novo sistema operacional em português

 

 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin