ZTOP

Dell testa netbook com TV digital

P1050593Hoje a Dell mostrou em São Paulo seu novo escritório. Papo vai, papo vem, mostraram o novíssimo Dell Mini 10, recém-anunciado pela fabricante.

O modelo em demonstração era um Mini 10 na cor azul, que não será vendida, pelo menos por enquanto, aqui no Brasil (contente-se com preto ou branco). Mas algo me chamou a atenção ao mexer em um deles: tinha um software de recepção 1-seg instalado. Olhando mais de perto, um pequeno encaixe para antena.
Os gerentes de produto da Dell disseram que, sim, é um receptor de TV digital integrado. Mas (e vale ressaltar o MAS) é só um teste que a Dell está fazendo. Nos Estados Unidos já existem modelos com TV digital (padrão americano), e a existência desse protótipo aqui não significa que o produto terá, efetivamente, TV digital adaptada para nosso bizarro padrão.

De qualquer modo, é uma ótima notícia perceber que, finalmente, os fabricantes de hardware estão se mexendo para lançar produtos com TV digital integrada. Afinal, a Copa de 2010 está aí, né?

Mais fotos do Mini 10:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiago

    Eu vejo até espertos usando o netbook/notebook dentro do ônibus pra escutar música. MÚSICA!! Que venha a TV.

  • Walter Mercado

    Entre tantas coisas da copa de 2014 por um breve momento pensei que “copa de 2010” era um erro e teria passado. :p

    • @walter ei, temos que ter algo entre a copa de 2006 e a de 2014, né?

  • Receptor USB por 130,00 nas melhores lojas! E não é 1-seg e sua telinha minuscula…

  • Rodrigo

    Duvida, esse hdmi é entrada ou saida de sinal ?
    Se for saida aguenta uma tv FULLHD sem lag ?

    • @rodrigo é uma dúvida que também temos e será respondida quando a Dell enviar o Mini 10 para review

  • Walter Mercado

    @rodrigo e Henrique

    Saída, dificilmente vai ser entrada…
    Provavelmente se trata da plataforma nova da Intel pra netbooks com chipset mais moderno (GL40 se não me engano) com aceleração de codecs no chipset (que pode ajudar o processamento das transmissões em digital) e saída HDMI.

  • Walter Mercado

    @Rodrigo

    O desempenho em saída FullHD depende principalmente do desempenho do decodificador integrado no chipset, se ele conseguir acelerar o processamento de H.264 (codec usado em BluRay e na SBTVD).

    O Ion (Atom + GeForce 9400) consegue processar BluRay, só depende da implementação da Intel e de usar os programas compatíveis com DXVA.

  • Alex Sander

    Porque “bizarro padrão”? Só porque não é americano? O nosso modelo é o japones, acrescentado de algumas tecnologias correto?

    • @alex
      alguém falou de padrão americano no texto? pesquise um pouquinho a história da TV digital e descubra que esse era o menos indicado para as condições brasileiras. a escolha/invenção do híbrido brasileiro-japonês foi política e não técnica. as emissoras apoiavam o europeu…

  • O nosso padrão de HDTV é bizarro. Uma mistura de japonês com “ginga” brasileira… afff

    Não se pode importar nada melhor ou mais barato, pois o nosso padrão é diferente de tudo. E não se cria/fabrica nada por aqui pois a economia de escala é pequena, já que não tem nem 5% da população com acesso à TV digital no Brasil

    E sobre a saída HDMI desse note, não adianta a saída ser 1080p, pois ele vai receber a Tv digital em formato 1-seg (320×240) – an ão ser que tenha um possiblidade (remota) de hackea-lo e mudar para um receptor convencional!

    Para sua TV, é melhor comprar um conversor de mesa, tipo semp toshiba dc2008H (o melhor, segundo o HT forum)

    • @david eu não acredito no Ginga. acho mais fácil um ET pousar na praça da Sé em SP do que essa “coisa” funcionar a curto prazo.

  • Walter Mercado

    @dflopes:

    a saída HDMI não serve apenas para a tv digital, pode ser usada para reprodução de filmes armazenados no note ou até para o caso do usuário plugar um receptor full-seg…
    é interessante pelas possibilidades que ele abre, sem contar que um conector HDMI é muito mais discreto e fácil de manusear que um DVI…

  • @Walter,

    com toda certeza, usar HDMI é mão na roda. Meu Pavilion vem com HDMI, e fica uma maravilha. Pena que a minha LCD tenha apenas 2 entrada (PS3 e conversos digital)

    Mas a questão de vc usar uma full HD para assistir TV do note é a qualidade da imagem. Ele vai receber o sinal em 1-seg (320×240) e enviar Full HD (1920×1080).

  • Rodrigo

    a minha pergunta pertinente se é entrada ou saida hdmi é pelo fato de:

    se for uma saida, inevitavelmente seu hd terá q ser maior, aumentando o custo,seu uso pratico seria, pequenos filmes caseiros fullhd? Youtube hd? nao mesmo. Fato que seria para nossos “backps” de filmes bluray q compramos, do qual no minimo apenas um tem 8G cada, alem disso a maquina nao possuindo bluray integrado como usariamos isso na pratica como saida, apenas arquivos ? E o tempo para transferencia para a maquina, comprar midia 8G? no thk´s

    se for entra, poderia ser usada em paralelo com um bluray de mesa ou aqueles externos compactos, tb podendo fazer “backps” bluray, tb ser usado como gravador de sinal fullhd vindo dos novos receptores Sky e Net assim sendo podendo armazenar filmes etc podendo gravar em midia programas gravados preciamente nos receptores.

    resta a duvida se realmente a maquina e seu conjunto vai aguentar um processo fullhd q nao é pouca coisa (sem perdas), inventar codecs próprios e dizer q a saida é fullhd é mole, quero ver usar o padrao to vendo q esse peixe vai sair caro

    por incrível q pareça o hdmi sendo entrada teria mais utilidade q saida, pelo menos para mim

  • Walter Mercado

    A saída HDMI não é um recurso adicionado junto com o receptor, é uma opção do próprio vídeo onboard da Intel, então nem acho que pensaram em usá-la para assistir o 1-seg.
    Um não foi pensado para o outro, é só uma possibilidade de uso. E como eu disse, sempre se pode instalar um receptor full-seg depois. Pior seria se não tivesse a saída HDMI.

  • Joao Alberto

    Ai gaelra da Zumo, adquiri um netbook dell ispiron mini branco que tem esse receptor. Porém, só tem as opções de ser USA ou CANADÁ. Existe como pegar tv digital brasileira? Obrigado.

    • @joao padrao de TV digital americano não funciona no brasil. so vai sintonizar o brasileiro se vc. comprar um desses pen drives com antena 1-seg.

  • Joao Alberto

    Blza, obrigado.