ZTOP

Dell e o PC mais que verde

O protótipo do Green PC da Dell

A Dell liberou pouca infomação sobre um computador lindo (e que bebe na fonte do Mac mini… ou de um aparelho de som da Philips).

A fabricante de PCs Dell, pra “comemorar” o dia da Terra, mostrou em um evento da revista Fortune sobre ecologia, um “novo desktop minúsculo que é 81% menor que um desktop minitorre típico e usa 70% menos energia, e que deve ser lançado no verão norte-americano”. A companhia não deu mais detalhes sobre o produto.

Michael Dell, presidente da companhia, disse que as metas de transformar a Dell em uma empresa neutra em carbono até o fim do ano estão prestes a serem cumpridas. Desde 2005, diz a fabricante, os desktops da companhia ajudaram os clientes da empresa a evitar a emissão de 22,4 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

Daqui a dez anos, vamos olhar para trás e dar crédito à “TI verde” por ajudar a reduzir os efeitos causados pelas mudanças climáticas (…) e criar uma nova e próspera economia de baixa emissão de carbono“, afirmou Dell.

Nagano confabula: Se não for apenas um mockup (protótipo não funcional), meu palpite é que esse novo mini-desktop pode ser um Centrino/Atom de mesa (uia!) ou mais provavelmente, um PC-1 da VIA com seus notórios processadores C7 de baixo consumo. Nesse último caso, o pessoal de Santa Clara deve estar dando pulos de ódio.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Eu sou muito a favor desses micro-PCs. Inclusive já saquei porque o Mac mini, com seu formato de tijolinho, seduz tanto as pessoas que o vêem, mesmo desligado. É a pureza de conceito. Ele é monolítico e extremamente simples por fora. Não existe no case nenhum elemento supérfluo distraindo a atenção. O resultado é o oposto dos PCs genéricos que querem justificar-se mostrando que fazem muita coisa: sempre cheios de adesivos e badges, com laterais translúcidas, iluminação interna, mil portas de baias, dutos de ventilação com tomadas de ar imitando carros e aviões… e um volume total da case exagerado.
    Certa vez, alguém disse na Internet que os logos da Intel e do Windows que são colados em todos os PCs são a prova de que as empresas pensam primeiro em si mesmas, em segundo lugar nas empresas parceiras e por último no consumidor. Achei essa opinião notável, totalmente na contramão daquilo a que as pessoas em geral estão acostumadas… Então, notei que nenhum Apple nunca teve esses logos colados. E quando mudaram para os chips Intel, mantiveram a mesma aparência neutra.
    Meus PCs não têm logos grudados. Não precisam disso…

  • que troço lindo.
    pena que essas coisas verdes sempre custam tão caro… 🙂

  • Pingback:   Review: Dell Studio Hybrid by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()