ZTOP

Craig Barrett está de volta ao Brasil

craig_barrett.jpgCraig Barrett, ex-CEO e atual presidente do conselho da Intel Corp, está de volta no Brasil para visitar as iniciativas de inclusão digital promovidas pela empresa no paí­s.

Sua primeira parada foi hoje (5/12) em Parintins, no estado do Amazonas, onde a empresa de Santa Clara iniciou um projeto de Wi-Max para demonstrar como é possí­vel levar a internet de alta velocidade para os pontos mais remotos do Brasil.

O executivo encontrou-se com os moradores e doou computadores da CCE para ajudar a prefeitura local a dar continuidade ao trabalho iniciado pela empresa.

A iniciativa beneficiou os 100 mil habitantes do local, fornecendo acesso a recursos educacionais e de informação e principalmente de assistência médica por meio de recursos de telemedicina, o que permite que os médicos de Parintins interajam remotamente com seus colegas da Universidade Estadual da Amazônia, em Manaus, e da Universidade de São Paulo via Internet.

Por meio de tecnologias de videoconferência, é possí­vel realizar consultas em tempo real, treinamentos e até diagnósticos í  distância – em especial, o câncer de pele – com perspectivas de ampliar esse serviço para outras moléstias, como HIV, tuberculose e diabetes. Cerca de 100 pacientes de Parintins já puderam ser auxiliados por especialistas de Manaus com essa tecnologia.

Barret e o prefeito de Parintins também premiaram os estudantes do Programa Jovens Médicos – patrocinado pela Intel e desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo – que estimula estudantes do ensino médio a ensinarem medidas preventivas básicas de saúde em suas comunidades, utilizando recursos como o laboratório de telemedicina.

Todos esses esforços fazem parte do programa World Ahead, que procura melhorar a educação, a saúde, o empreendedorismo e os serviços governamentais nos paí­ses em desenvolvimento ao redor do mundo por meio da tecnologia da informação. Mais informações podem ser encontradas aqui e aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Eden Focante Teles

    Ótima iniciativa mostrar que é possível explorar pontos mais distantes de nosso território, trazer tecnologia para esses pontos significa um crescimento local. Outro ponto interessante é que a Intel já olha para o Brasil com outros olhos, o mercado brasileiro é um mercado prospero, e em pleno crescimento do ponto de vista tecnologico e economico. Empresas de TI estão estabelencendo bons contratos com as industrias locais.
    Além disso é muito bom saber que este tipo de projeto estão caminhando bem principalmente em um pais extramamente burocrático.

  • AlphaZine

    Engraçado é que esse cara fez pouco caso da XO quando o Negroponte anunciou o projeto OLPC. Agora a Intel é uma as parceiras. 😛