Congo, Yukon: netbooks da AMD ganham codinomes
Início » HARDWARE » AMD » Congo, Yukon: netbooks da AMD ganham codinomes

Congo, Yukon: netbooks da AMD ganham codinomes

Ei, a AMD não apenas falou do seu novo processador Opteron “Shanghai” hoje. A empresa de Sunnyvale também teve um “dia do analista” com seus top-executivos pra mostrar pro mercado que a AMD está fazendo de tudo para ficar bem das pernas.

Além de falar do roadmap dos seus processadores (imagem acima, clique para ampliar se você gosta de codinomes), a companhia revelou sua estratégia para netbooks (e, não, não estou falando de um Geode  como já vimos por aqui). Será que veremos um Atom-killer por aí?

A AMD anunciou duas plataformas para netbooks – e está atenta para o “grande interesse” no mercado de notebooks ultraportáteis e mini-notebooks -: “Congo” e “Yukon”, ambas com baixo consumo de energia.

“Congo” é baseada na CPU dual-core de codinome “Conesus” de 65 nm com os chipsets RS780M e SB710 e está programada para a segunda metade de 2009.

“Yukon” é baseado em uma CPU de 45 nm single-core com os chipsets RS690E e SB600, com previsão de chegar ao mercado na primeira metade de 2009 (não disseram o nome da CPU.

A fabricante disse as duas plataformas são voltadas ao mercado de ultraportáteis (mais caros,por sinal), mas poderão atender a um pedaço do mercado de netbooks, “especialmente para uma audiência que está insatisfeita com a experiência limitada dos mininotebooks”.

Falando em codinomes, em 2010 as plataformas ultraportáteis da AMD terão a plataforma “Nile”, com o chip “Geneva” que usa memória DDR3.E em 2011 chega o dual-core “Ontario” para o mundo dos netbooks e afins. “Ontario” é uma APU, “Accelerated Processing Unit”, feita no processo de 32 nm. (Nagano, traduz essa última pra mim?)

Escrito por
Henrique Martin
2 comentários