Como era um media kit da Apple em 1999
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Como era um media kit da Apple em 1999

Estava eu pensando em maldades aqui na Zumo-caverna quando precisei procurar um CD com uns backups. Não encontrei o que queria, mas achei duas coisas relacionadas à Apple: um disco de instalação do velho e bom Mac OS 9 e uma cópia do incrível “The Apple Sales and Marketing Resource Library” datado de março de 1999.

Na época que downloads eram um luxo limitado a poucos, esses disquinhos eram o meio como a Apple se comunicava (e mandava incríveis fotos em alta definição) com a imprensa. Lembre-se que, em 1999, a “imprensa” não viva de rumores (replicados aos montes ao vazio por sites, aham, especializados) nem comprava aparelhos roubados de Cupertino (nada contra, tá? Quem pode, pode – e eu, feliz ou infelizmente, não posso). A aura estava lá, mas os tempos mudaram bastante, né?

O “The Apple Sales and Marketing Resource Library” vem com dois CDs.

O disco 1, a “resource library” propriamente dita, contém:

  • USB FAQ
  • K-12 Seminar #1
  • Education Quick Facts
  • New/Revised Data Sheets
  • Mac Products Guide 02.99
  • Studio Display QTVRs (uia!)
  • FireWire Fact Sheet
  • iMac Photography  (são a primeira geração colorida dos iMacs, com arquivos em EPS, JPG e PICT)
  • iMac Sales Pres

O disco 2, intitulado “Power Sales” vem diversos vídeos (.mov):

  • “A Day in the Life of an SAP Order” (não pergunte)
  • “Learn and Earn 1999”
  • “Part II SAP”
  • Exec. Commentary: Wayne Kozlow

Curiosamente, os CDs ainda funcionam (dão aquele estrondo no slot-drive do Macbook). E ficam aqui como uma ótima recordação do passado: a Apple, sem puxa-saquismo, sabe fazer relações públicas desde sempre. Ano passado, no evento dos iPods, tirei as melhores fotos de gadget de todos os tempos: luz perfeita, produtos no lugar certo. Superprodução? Não, puro bom-senso. Se os produtos são esteticamente belos, por que não proporcionar as melhores condições para fotografá-los?

Enquanto isso, no Brasil, ainda temos que reclamar da luz em coletiva de imprensa (já vi fabricante de celular colocar produto numa sala escura, com luz verde, e reclamar que eu era “exigente demais”). Não é à toa que a Apple é a Apple, afinal.

Mais fotos do “The Apple Sales and Marketing Resource Library” e seu conteúdo. E lembranças ao amigo Tomas Fischer, que era PR da Apple no Brasil na época e provavelmente me mandou esse CD na velha e boa redação da Folha de S.Paulo.

Em tempo: a caixa do MacBook é pura ironia 😉

Escrito por
Henrique Martin
9 comentários
  • A Apple tem um quezinho de Darth Vader com toda a marra de superproteger seus produtos, mas a maturidade dela ao lidar com a imprensa é admirável.

    E realmente, tem fabricante que deixa marketeiro cuidar de tudo e falha no básico. A Apple tem noção de como vender seus produtos como ícones midiáticos. E não só um pedaço de tecnologia.

  • Pois é caro Henrique, nos 18 anos de PR da Apple no Brasil, era um prazer trabalhar com uma empresa que sabia respeitar a notícia – a boa e a não tão boa assim – e quem a faz. Impressionante que você tenha guardado esse material de divulgação. Aproveito para te dar os parabéns pelo Zumo, a quem desejo vida longa. Forte abraço.

  • o problema não é a apple, mas de qualquer empresa interessada em apresentar bem o seu produto.

    Vide champgnes. São vinhos de uma região, que brigaram (muito) para ter um status que lhe proporciona ser vendido por um bom preço. São realmente bons, mas o marketing contribui muito.

    Mesma coisa da Apple. Ela sabe conquistar o cliente

    • Ha ha ha… isso aqui tá mais pra Goodfellas.

      Como já cantou o grande Tony Bennett:

      I know I'd go from rags to riches
      If you would only say you care
      And though my pocket may be empty
      I'd be a millionaire…