ZTOP

Gadget do dia: ColorMunki Smile (calibrador de monitor)

colormunki

Quando alguém discute sobre o fim das revistas em papel, eu sempre defendo que os títulos de moda e catálogos de compras nunca vão acabar: é impossível saber, na internet, o tom exato de uma blusa, a lavagem de um jeans ou conseguir enxergar detalhes como pregas e aplicações. Sim, o papel é muito melhor nesses casos. Ou não mais.

A X-Rite apresentou esta semana um calibrador de cores para monitores muito semelhante aos já usados pelos profissionais, ou seja, por designers, fotógrafos e tratadores de imagens (o produto já tinha sido demonstrado, sob embargo, na IFA 2012, em Berlim).A X-Rite pode não ser muito conhecida pelo grande público. Mas tudo o que você precisa saber sobre ela está nessa frase: ela é dona da Pantone. Sim, ela é quem determina que cor é qual no mundo.

O ColorMunki Smile é essa versão para usuários comuns do calibrador. A ideia é que você possa ver as cores reais na sua tela, tanto em fotos e vídeos quanto nos games. Ah, e muito importante: também nas lojas virtuais – afinal, quem nunca comprou uma peça pensando ser de um vermelho escuro e, ao recebê-la em casa, ela mais parecia um tomate aceso na tomada? (Bem, eu já, e tive de devolver, e foi aquele trabalho, além de ter de esperar semanas para ver a cara do reembolso).

A solução é composta por um leitor (que lembra um mouse) e um software que, segundo a fabricante, é extremamente simples de usar. Ele se baseia em animações gráficas para determinar se a cor que você está vendo na tela é correta. Se não for, basta seguir os passos indicados para iniciar o processo de calibragem. O usuário nem precisa saber que o nome daquele tom é berinjela ou verde petróleo, ele simplesmente corrige a cor e pronto.

O ColorMunki Smile funciona em telas de LED e LCD e pode ser usado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Por exemplo, no notebook e no tablet. Ele é compatível com PCs e Macs.

Não há planos, por enquanto, para o produto ser lançado no Brasil, mas ele começou a ser vendido esta semana pelo preço sugerido de US$ 89 (X-Rite).